22
Nov 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:09link do post | comentar

Os Estados Unidos assinaram este ano um novo tratado START com a Rússia, mas para este entrar em vigor necessita da ratificação do Senado. O Presidente Obama já prometeu aos russos que tentará a sua aprovação ainda este fim de semana, mas os ventos que têm soprado de Washington indicam que poderá não o alcançar. Sendo que são precisos 2/3 dos votos, Obama precisa de garantir o apoio de 67 senadores, quando os democratas têm 59 senadores na sua bancada. Sem o apoio de alguns republicanos, este poderá não passar. Várias vozes republicanas, como o senador Dick Lugar do Indiana, já apelaram à sua aprovação, dado que está em causa a segurança nacional do país e as relações com a Rússia. No entanto, o número dois republicano no Senado, Jon Kyl, disse que provavelmente não haveria tempo para votar o tratado ainda este ano. No próximo ano, esta questão poderá transformar-se em mais uma batalha entre republicanos e democratas.

 

Os republicanos estão a fazer aqui um jogo perigoso. Em Lisboa todos os líderes europeus demonstraram apoio ao START, e se o GOP conseguir adiar a sua aprovação estarão a enfraquecer a imagem externa do Presidente. No entanto, poderão ficar mal na fotografia, fazendo “jogos políticos” com uma questão de segurança nacional e prejudicar a melhoria de relações com a Rússia, alcançada pela Administração Obama.  Em politica, nem sempre se pode ganhar pontos. Este tratado é importante para os Estados Unidos e para os seus aliados, e os republicanos deveriam “abraçá-lo” e não tentar retirar dividendos políticos. Depois não se queixem.


Também é possível, Nuno, que alguns republicanos se oponham ao tratado por questões que têm precisamente a ver com a segurança nacional e não para marcar pontos. Claro que a posição do Sen. Richard Lugar, uma figura respeitada em matéria de política externa, deveria levar alguns republicanos a aprovar o tratado, mas também é verdade que vários republicanos se mostraram contra este desde a sua assinatura e não apenas agora.
Alexandre Burmester a 22 de Novembro de 2010 às 22:11

Sim, já li que há vários republicanos que se opõem Tratado, mas penso que haverá mais do que os votos suficientes do lado republicano para aprovar o tratado. O que me parece é que estão a fazer "politica" com isto. Não é novidade e ambos os partidos já o fizeram. Mas parece-me perigoso...
Nuno Gouveia a 22 de Novembro de 2010 às 23:12

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog