04
Nov 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:04link do post | comentar

Além da histórica conquista da maioria da Câmara dos Representantes, com mais de 60 lugares roubados aos democratas, a maior vitória desde 1938, o Partido Republicano obteve outras importantes conquistas estaduais que terão consequências na próxima década: as vitórias em diversos governos estaduais e respectivas câmaras legislativas.

 

Nos governos estaduais, e ainda com três eleições por decidir, os republicanos ganharam 11 estados, tendo conseguido vitórias importantes nos swing states de Pennsylvania, Ohio, Michigan, Wisconsin, Iowa e New México. Os democratas conquistaram três aos republicanos, sendo a mais emblemáticoa a vitória na Califórnia. Depois destas eleições, os republicanos deverão ter 30 estados, os democratas 19 e um independente, Lincoln Chafee, em Rhode Island. Esta é uma grande transformação, pois antes destas eleições, os democratas detinham a maioria dos governos estaduais.

 

Em 2011 os estados vão proceder ao realinhamento dos distritos federais, que elegem os congressistas para a Câmara dos Representantes. Também nas câmaras legislativas estaduais os republicanos conquistaram uma larga maioria, detendo neste momento 55 câmaras, com os democratas a terem 38. Com isto, os republicanos poderão desenhar, como é habitual, distritos feitos à sua medida para controlar o maior número possível de distritos federais. Não por acaso, vários republicanos já disseram, com algum exagero é certo, que durante a próxima década irão manter a maioria na Câmara dos Representantes. Olhando para os últimos três ciclos eleitorais, facilmente se observa que isto não é bem assim. Mas com este realinhamento à sua medida, ganham uma vantagem considerável.


«Os republicanos deverão ter 30 estados, os democratas 29 e um independente...»

Mas isso dá... 60 estados!
Octávio dos Santos a 4 de Novembro de 2010 às 16:25

Octávio. Tem toda a razão ;) Onde está 29 devia estar 19. Vou corrigir.
Nuno Gouveia a 4 de Novembro de 2010 às 18:45

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog