28
Out 10
publicado por Nuno Gouveia, às 16:30link do post

Professor da Universidade da Virgínia, Larry Sabato é considerado o mais certeiro dos analistas políticos americanos. Para termos uma ideia da qualidade das suas previsões:

 

Em 2002 acertou em 433 dos 435 lugares na Câmara dos Representantes e 32 em 34 eleições no Senado. Em 2004 Sabato apenas falhou cinco resultados dos 530 em disputa (um na CP, um no Senado, um nos governadores e em dois estados no colégio eleitoral presidencial). No ciclo eleitoral de 2006 Sabato acertou em todas as corridas eleitorais. Por fim, há dois anos previu, acertadamente, que Barack Obama seria eleito com 365 votos eleitorais contra 173 de Mccain. Apenas falhou por um voto eleitoral. No Senado acertou em todas. Acredito que o resultado final das eleições intercalares da próxima terça-feira não fiquem muito longe do que ele antevê.

 

Câmara dos Representantes: o Partido Republicano vai conquistar a maioria e John Boehner será o novo Speaker. Com um saldo favorável de 55 lugares, o GOP deverá “roubar” 58 lugares aos democratas, apenas perdendo três. Se Sabato acertar, esta será uma das maiores vitórias dos últimos 70 anos, ultrapassando o saldo positivo de 54 lugares em 1994 para o GOP e apenas igualado em 1946, quando os Democratas sob a liderança de Harry Truman perderam 55 lugares.

 

Senado: a boa notícia para os Democratas. Segundo Sabato, o GOP ficará a dois lugares da maioria, conquistando oito lugares aos democratas e mantendo todos os que são considerados em risco. As vitórias serão na Pennsylvania, Illinois, Colorado, Arkansas, Indiana, Nevada, Wisconsin e Dakota do Norte. As derrotas na Califórnia, Washington e West Virgínia impedem o GOP de chegar aos 51 senadores.

 

Governadores: também aqui Sabato prevê grandes ganhos para o Partido Republicano, com um saldo positivo de 8/9 governos estaduais. As vitórias republicanas: Florida, Illinois, Iowa, Kansas, Maine, New Mexico, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pennsylvania, Tennessee, Wisconsin e Wyoming. Os democratas devem “roubar” a Califórnia, Connecticut, Hawaii, Minnesota e Vermont.

 

Depois de terça-feira cá estaremos para ver se Larry Sabato, mais uma vez, acertou em cheio.


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds