19
Out 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:27link do post | comentar

No Verão passado Dick Morris disse que neste ciclo eleitoral estariam perto de 100 lugares democratas em disputa. Na altura poucos o levaram a sério, até porque as sondagens indicavam o contrário. Mas a duas semanas das eleições, e apesar de algumas melhorias em corridas senatorais, em grande parte devido aos candidatos republicanos, o Partido Democrata enfrenta imensas dificuldades na disputa na Câmara dos Representantes. Já aqui tinha dado conta que Nate Silver previa uma possibilidade de conquista até 87 lugares para o GOP. Hoje é o Politico a referir que há 99 lugares democratas em risco de mudarem da partido. Obviamente isto não quer dizer que possam ganhar tantas eleições, pois destes distritos, certamente vários irão manter-se na coluna democrata. E há ainda a possibilidade de alguns congressistas republicanos perderem.  Mas há uma onda republicana em formação. Por exemplo, também o Real Clear Politics dá neste momento 213 lugares como republicanos e apenas 179 como democratas. Com 44 eleições em empate técnico, tudo é possível.

 

Dick Morris hoje não é o consultor político do passado. É alguém que joga abertamente no campo republicano, e as suas previsões são sempre uma mistura de análise política/combate partidário, mas neste caso conseguiu antecipar o que se iria passaria nestas eleições.


Bem, o Dick Morris também previu que os republicanos conquistariam o Senado. Isso não é impossível, claro, mas já pareceu mais ao alcance deles que agora, mesmo sem meter o fiasco do Delaware nestas contas. O Colorado e o Nevada já deviam estar nesta altura "arrumados", mas a verdade é que não estão, e de nada servirá ao GOP vencer em território normalmente hostil, como California ou Washington, se não conseguir ganhar naqueles dois estados. E o Illinois, também fulcral para uma maioria republicana mantém-se teimosamente indefinido.

A mim quer-me parecer que o Morris já não acredita muito na conquista do Senado, pois recentemente deixou de mencionar essa hipótese.
Alexandre Burmester a 19 de Outubro de 2010 às 18:46

Bom ponto. Ele ultimamente tem-se concentrado apenas no Congresso, pois sabe que as coisas no Senado complicaram-se bastante. Danny Tarkanian ou Sue Lowden, Jane Norton e Mike Castle já teriam arrumado estas três corridas.
Nuno Gouveia a 19 de Outubro de 2010 às 19:17

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog