28
Jun 10
publicado por Nuno Gouveia, às 17:22link do post | comentar

Faleceu esta manhã o senador democrata da West Virgínia, o político que mais temo esteve no Congresso desde a fundação dos Estados Unidos. Byrd foi eleito para a Câmara dos Representantes em 1952 e em 1958 ganhou a primeira das suas nove vitórias para o Senado. Um histórico da política americana, que assumiu um lugar em Washington ao mesmo tempo que o Presidente Dwight Eisenhower. Foi uma figura bastante controversa, tendo sido membro do Klu Klux Klan e um dos senadores que participou no fillibuster à lei dos direitos civis. No entanto, viria a relegar esse passado, e anos era uma figura muito respeitada no Partido Democrata.

 

Segundo os procedimentos legais, o governador da West Virgínia deverá apontar um substituto para Byrd. Pelo que li, o mais próvavel é que este lugar venha a ter uma eleição especial em Novembro para eleger um senador que cumprirá o resto do mandato de Byrd até 2012. Veremos se não é mais um lugar em que os Democratas terão dificuldades em manter.


Robert Byrd fez parte de uma espécie extinta na política americana: o democrata conservador. No caso dele e de outros abencerragens , como o também macróbio Senador Strom Thurmond , que morreu com 100 anos, em 2003, cinco meses depois de deixar o Senado (e que se tornara republicano em 1964) e do antigo Governador do Alabama George Wallace , essas posições iam para lá do conservadorismo tradicional, pois todos abraçaram posições anti-segregacionistas e contra o Civil Rights Act.

No fundo eles representavam a ala sulista do Partido Democrático, que durante 100 anos impôs a sua lei nos antigos estados da Confederação, onde o Partido Republicano (o partido de Lincoln , convém não esquecer) era mal visto por largos extractos da população branca. Só com Richard Nixon e a sua "Southern Statregy " os republicanos lograram penetrar finalmente aquele reduto democrata que, ironia das ironias , muito contribuiu para as sucessivas maiorias democráticas no Congresso de Roosevelt a Johnson.

Com os tempos Robert Byrd tornou-se um político mais moderado e um orador muito apreciado por ambas as alas do Senado. Uma figura sem dúvida.
Alexandre Burmester a 29 de Junho de 2010 às 00:02

Correcção: " posições segregacionistas" obviamente.
Alexandre Burmester a 29 de Junho de 2010 às 23:38

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog