06
Jun 10
publicado por Nuno Gouveia, às 22:17link do post | comentar

Na próxima terça-feira realizam-se primárias em vários estados para os partidos escolherem os seus candidatos aos diversos cargos estaduais e federais deste ciclo eleitoral. Destaque para as eleições na Califórnia, Nevada e Arkansas.

 

A Califórnia, o maior estado da união vai a votos para escolher os candidatos ao senado e ao governo estadual. E se no campo democrata, Jerry Brown (antigo governador na década de 70) e Barbara Boxer (actual senadora) deverão ser confirmados como os candidatos, no Partido Republicano ainda existem algumas dúvidas, apesar de Meg Withman e Carly Fiorina serem apontadas como as prováveis vencedoras. Na luta pela nomeação ao governo estadual, Meg Withman deverá vencer a luta contra o empresário Steve Poizner. Carly Fiorina, deverá ser a nomeada para concorrer ao senado contra Barbara Boxer, pois tem neste momento uma vantagem considerável contra Tom Campbell e o candidato apoiado pelo Tea Party, Chuck DeVore. Caso não haja surpresas, confirma-se a ascensão no Partido Republicano destas duas antigas CEOs (da eBay e HP), que surgiram na vida política como conselheiras económicas da campanha presidencial de John McCain em 2008.

 

No Nevada o Partido Republicano nomeará o adversário de Harry Reid em Novembro. Depois de meses a liderar as sondagens, Sue Lowden foi recentemente ultrapassada por Sharron Angle, a candidata apoiada pelo Tea Party. O outro actor principal desta eleição é Danny Tarkanian. A confirmar-se a nomeação de Angle, acredito que Harry Reid tenha a vida mais facilitada nesta eleição.

 

Por fim, no Arkansas haverá a segunda volta da nomeação democrata para o Senado, onde a incumbente Blanche Lincoln medirá forças com Bill Halter. Este último, candidato da ala esquerda do Partido Democrata, tem liderado por curta margem nas sondagens, mas tudo está ainda em aberto. Uma derrota de Lincoln constituirá o segundo fracasso para um incumbente do Partido Democrata, depois de Arlen Spector.


Uma derrota de Blanche Lincoln significaria mais que nova derrota de um incumbente democrático. Significaria uma derrota para um democrata centrista, da linha do Democratic Leadeship Council, e uma vitória para um elemento mais à esquerda. Foi através da viragem do partido ao centro e da actividade do DLC que Bill Clinton, outro nativo do Arkansas, conseguiu ser eleito presidente.

Os media tendem muito a falar nos "extremistas" que supostamente estariam a tomar de assalto o Partid Republicano, mas curiosamente nada dizem nos mesmos termos de um partido cujo Comité Nacional é presidido por alguém como Howard Dean.
Alexandre Burmester a 6 de Junho de 2010 às 23:18

"Leadership", claro,
Alexandre Burmester a 6 de Junho de 2010 às 23:19

Este será um caso perdido para os Dems. A vitória de Halter ou de Lincoln não fará grande diferença. E de facto também se assiste à vitória dos "liberals" contra os centristas.

Só um reparo: Howard Dean já não é o chairman do DNC. Agora é Tim Kaine :)

Abraço

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog