01
Jun 10
publicado por Nuno Gouveia, às 22:55link do post | comentar

Um estudo publicado hoje pela Gallup dá uma vantagem de seis por cento ao Partido Republicano para as próximas eleições intercalares de Novembro, a maior vantagem desde que a empresa publica sondagens (1950). As últimas semanas não têm sido fáceis para os democratas: a economia não dá grandes sinais de melhoria e o desastre ambiental do Golfo do México, onde Obama tem sido muito criticado, serão as principais razões apontadas para esta queda abrupta. Até Novembro muito haverá para discutir, e os republicanos ainda estão a passar por primárias que se podem transformar em pesadelos eleitorais, como aconteceu no Kentucky e é provável que suceda no Nevada. Mas uma coisa é inegável: o GOP entra no Verão com larga vantagem sobre os Democratas.


E a Gallup até é das empresas de sondagens que menor vantagem costuma dar aos republicanos neste tipo de estudo. Os números recentes da Rasmussen (que baseia as suas sondagens sempre em "prováveis votantes" e não em "eleitores recenseados") neste campo têm andado próximos dos 10%, embora a última sondagem mostre apenas 7%.

Para termos uma ideia do significado desta sondagem Gallup , em 1994, ano da conquista das 2 câmaras pelos republicanos, a vantagem deles neste estudo nunca ultrapassou, salvo erro, os 2%.

Acresce que o tradicional "power of incumbency " pode este ano ser uma faca de dois gumes.

Já que fala do Nevada, as mais recentes sondagens mostram uma assinalável recuperação de Harry Reid , pelo que é prematuro considerá-lo "arrumado", mesmo que do lado republicano o candidato seja Lowden .
Alexandre Burmester a 2 de Junho de 2010 às 13:28

A Sue Lowden também não me parece ser uma candidata muito forte, mas se for ela a nomeada não irá levar durante a campanha eleitoral com os ataques que já se prevêem para Sharron Angle e as suas tendências libertárias. O campo republicano aqui não estará muito forte, e talvez por isso, Harry Reid consiga safar-se. Este é daqueles estados onde os republicanos têm vindo a perder vantagem. Se for Angle a candidata, até apostaria numa vitória de Reid..

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog