30
Mai 10
publicado por José Gomes André, às 01:54link do post | comentar

Nada como ouvir uma história contada em primeira mão. Neste caso, através do diário do jornalista e político português (brasileiro) Hipólito da Costa (1774-1823), que relata as suas experiências como enviado pela Coroa portuguesa aos Estados Unidos (em serviço diplomático), entre 1798 e 1799. Tecendo comentários sobre vastos elementos culturais, religiosos, políticos e até científicos da nação americana, Hipólito da Costa apresenta-nos um das primeiras análises continuadas dos EUA realizada por um estrangeiro, e num período importantíssimo da ainda jovem república.

 

"Diário da Minha Viagem a Filadélfia, 1798-1799" encontra-se editado pela Imprensa de Ciências Sociais (2007), mas pode ser consultado online em http://viagem-filadelfia.blogspot.com, um paciente e meritório trabalho de compilação de Gabriel Silva, que transcreveu as observações de Hipólito da Costa em forma de posts diários (como se fosse um blog pessoal do próprio), juntando-lhe links que ajudam a compreender o vasto número de personagens, locais e eventos citados, contextualizando uma leitura deveras curiosa.

 


Obrigado pela referência.

É de facto um relato muito interessante (e muito estudado academicamente no Brasil), por conter as primeiras e certeiras descrições do sistema politico, do sistema prisional, educacional, económico e religioso do então novo país. Além disso teve oportunidade de conhecer pessoalmente John Adams, Thomas Jefferson, bem como vários académicos, em especial botânicos que era o objecto oficial da sua missão.
Gabriel Silva a 31 de Maio de 2010 às 11:06

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog