11
Mai 10
publicado por José Gomes André, às 02:30link do post | comentar

 

Depois de nomear Sonia Sotomayor para o Supremo Tribunal, Obama volta a apostar numa mulher para ocupar um lugar neste prestigiado órgão (face à saída iminente de John Paul Stevens, de 90 anos, que decidiu retirar-se). Elena Kagan, de 50 anos, solicitadora-geral dos Estados Unidos, foi a escolhida pelo Presidente americano. Surpreende o facto de não se tratar de uma juíza, embora não seja o primeiro caso em que se nomeia alguém sem experiência na barra do tribunal. Em compensação, estamos perante uma personalidade com indiscutível currículo na área do Direito: Kagan foi Professora de Direito das Universidades de Harvard e Chicago, decana na famosa Harvard Law School e conselheira da Casa Branca durante a Administração Clinton. Trata-se, por conseguinte, de alguém com um destacado percurso intelectual, que aliás vinha há muito sendo falada nos bastidores como a escolha previsível.

  

Tais factos não significam, contudo, que Kagan evite um sempre difícil processo de confirmação. Por um lado, porque o sistema americano exige (e bem) um escrutínio apertado relativamente a este género de nomeações (nos Estados Unidos as audiências parlamentares são vistas como oportunidades para debater questões políticas e ideológicas, esclarecer posições ou apontar insuficiências dos titulares de cargos públicos, e não como perigosas manobras que questionam a autoridade de figuras políticas que se consideram acima da prestação de contas aos representantes do povo). Em segundo lugar, porque os Republicanos já prometeram opor-se de forma geral a esta nomeação, por um vasto leque de razões que Ed Whelan (conhecido cronista da National Review) sintetizou neste interessante texto - e que incluem a sua excessiva proximidade pessoal com Obama, a sua inexperiência judicial, as suas posições marcadamente de esquerda e a defesa da presença de homossexuais no Exército, entre outras.

 

Em todo o caso, é de esperar que a maioria Democrata no Senado sancione a escolha de Obama, tornando Kagan o mais jovem membro do Supremo Tribunal.

 


arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog