05
Nov 12
publicado por Alexandre Burmester, às 21:29link do post | comentar

À boca das urnas, as mais recentes sondagens - de facto "tracking polls" - da Rasmussen e da Gallup dão o mesmo resultado. A Gallup tinha interrompido as suas sondagens desde o Furacão Sandy, mas é de notar que, antes desse fenómeno natural, vinha dando vantagens de 4% a 6% a Mitt Romney.

 

Aparentemente a boa resposta - pelo menos do ponto de vista mediático - do Presidente Obama ao furacão granjeou-lhe alguma simpatia de última hora.

 

Está tudo mesmo muito renhido. Amanhã a Rasmussen publicará ainda uma sondagem. Acho que vai ser uma longa noite, e, se calhar, mais que isso, pois os regulamentos de contagem dos votos dos ausentes no crucial estado do Ohio poderão atrasar o resultado algumas semanas, caso nenhum dos candidatos aí obtenha uma vitória suficientemente clara. Diga-se, a este propósito, que os candidatos democratas costumam conseguir uma votação nacional superior à que obtêm no Ohio, pelo que estas sondagens não são, aparentemente, muito simpáticas para Obama.

 


caro alexandre. acho que está em mais que altura de admitir que o seu candidado não tem qqr hipotese. basta ver todas as sondagens dos 11 swing states. não entendo a fixação de que o romney está à frente das sondagens....
acostal a 6 de Novembro de 2012 às 09:16

Meu caro,

Dizer que Romney não tem qualquer hipótese é uma afirmação arrojada. Está tudo muito renhido e é difícil fazer um prognóstico. Mesmo nos swing states, está tuo, praticamente, dentro da margem de erro, e no Ohio a Rasmussen dava ontem os dois candidatos empatados.

Já aqui previ, há dias, uma vitória de Romney, mas parece-me evidente, como aliás salientei no que escrevi neste artigo, que as coisas se modificaram nos últimos dias. E não há qualquer fixação: a Rasmussen e a Gallup continuam a dar ligeira vantagem a Romney.

alexandre, experimente este link. 85 vs 15 é muita diferença...

http://www.nytimes.com/interactive/2012/11/02/us/politics/paths-to-the-white-house.html?ref=politics
acostal a 6 de Novembro de 2012 às 16:42

Mas é sabido que Obama tem mais "caminhos" para a vitória, sem dúvida. Mas isso e as sondagens são coisas diferentes.

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog