05
Nov 12
publicado por Nuno Gouveia, às 18:25link do post

Se fizermos uma análise baseada somente nas sondagens dos swing-states das últimas semanas, diria que Obama é favorito para vencer no Ohio, Nevada, Wisconsin, Iowa, Pensilvânia, New Hampshire e Michigan. Mitt Romney terá ligeira vantagem na Florida, Colorado, Carolina do Norte e Virgínia. Se for este o resultado final, Obama vencerá por 281 votos eleitorais contra 257. Mas as diferenças na maioria dos estados são tão pequenas, dentro da margem de erro, que é fácil prever alterações de última hora. Isto, além das dúvidas que manifestei anteriormente neste post sobre a composição do eleitorado e que para mim poderá ser decisivas no desfecho destas eleições. 

 

Partido desse cenário que tracei, Mitt Romney precisa de vencer no Ohio ou no Wisconsin e noutro estado. A alternativa mais complicada seria vencer na Pensilvânia, o que não me parece um cenário muito plausível. Já Obama tem uma séria hipótese de vencer no Colorado e Virgínia, estados que coloquei do lado de Romney, mas que nestes últimos dias têm aparecido muito mais renhidos. Reside sobretudo aqui o ligeiro favoritismo que os media têm atribuído a Obama nestes últimos dias.

 

Surpresas? Se um dos candidatos conseguir arrebatar a esmagadora maioria dos indecisos e vencer com uma margem confortável (pouco provável) podem acontecer dois cenários: Obama ganhar todos estes swing-states menos a Carolina do Norte, que me parece perdida para Romney. Se a corrida cair totalmente para o lado de republicano, este poderá vencer no Ohio, Wisconsin, New Hampshire, Iowa e provavelmente na Pensilvânia. A minha previsão? Nenhum candidato ultrapassará os 300 votos eleitorais.

 


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds