26
Out 12
publicado por Nuno Gouveia, às 17:37link do post

Esta pergunta tem duas respostas e o conteúdo dependerá sobretudo de quem a responde e quais as suas preferências. E o pior é que não consigo ter argumentos suficiente válidos para desqualificar qualquer das respostas, pois ambos os lados têm boas razões para a sustentar. Eu, como não tenho dotes visionários, diria que ambos estão certos, portanto neste momento estamos num puro empate técnico. 

 

Do lado republicano, há bons argumentos, quase todos eles baseados nas sondagens nacionais. Ontem nas tracking polls da Gallup, Rasmussen e ABC News/Washington Post Romney aparecia com 50%, sinal claro da sua vantagem nacional. E com essa dinâmica, se as eleições fossem hoje, o mais certo seria uma vitória de Romney por 53%-47%, naquilo que Newt Gingrich ontem chamou da "Carville Rule": o incumbente normalmente não tem mais do que as últimas sondagens lhe atribuem, indo um pouco ao encontro do que Dick Morris tem vindo a dizer, que os indecisos nos últimos dias da campanha tendem a cair para o lado do challenger. Se as sondagens nacionais estão correctas, e a vantagem de Romney é esta que estas tracking polls indicam, então é provável que Romney esteja à frente. É que ninguém acredita que se Romney vencer por mais de 1% no voto popular não tenha a maioria no colégio eleitoral. 

 

Mas os democratas que têm vindo a dizer que Obama está à frente também têm bons argumentos para o afirmar. Nos swing-states, Obama tem mantido uma importante vantagem nos decisivos estados do Ohio, Nevada, Iowa e Wisconsin. Assumindo até que a Virginia, a Florida, o Colorado e até o New Hampshire tombam para o lado de Romney, este precisará sempre de vencer o Ohio ou o Wisconsin ou o Nevada e o Iowa juntos. E nestes quatro estados, nos últimos dias nenhuma sondagem colocou Obama atrás do republicano, o máximo que tivemos foram empates, ao contrário dos outros swing-states que referi. Estes parecem-me ser argumentos convincentes para afirmar a vantagem de Obama actualmente, que mesmo assim ainda compete nos restantes estados com Romney. 

 

Diria que se matemática das sondagens nacionais favorece Romney, nos swing-states o favoritismo é de Obama. São estes que irão decidir o vencedor, ao mesmo tempo que se Romney vencer por mais de 51%, será quase certo que irá ser eleito. Recordo que em 2000, quando George W. Bush venceu Al Gore com menos votos, o resultado foi 47,9-48,4. Nesse ano houve o factor Ralph Nader, com 2,74%. Será Gary Johnson o candidato que pode retirar a vitória a Romney? Será que as sondagens nacionais destas empresas estão erradas? Será que nos swing-states Obama não tem assim tanta vantagem como parece? Tudo questões de difícil resposta neste momento. 


Outro aspecto, se fizermos a média das 8 tracking polls que saíram hoje dá uma vantagem para o Obama de 0.2%, por isso não sei aonde é que o Romney têm vantagem.
HCarvalho a 26 de Outubro de 2012 às 21:23

Tenham por favor em atenção a composição da amostra das diferentes sondagens. A maior parte das sondagens sobrerepresenta os democratas em relação à média populacional.

Na verdade, a não haver um movimento muito favorável ao Obama, ou maciça fraude, (de 3 a 4%) o Mitt Romney ganhará por margem inequívoca as eleições, tanto em número de delegados como em número de votos.

Existe um sítio que faz essa destrinça: http://www.unskewedpolls.com

Já agora, viram aquela imagem em câmara escondida onde os da campanha do Obama ensinam os potenciais votantes a votar duas vezes?
Francisco Colaço a 26 de Outubro de 2012 às 21:48

Não diria isso, pois faltam ainda alguns dias para as eleições. Seguindo a história das eleições presidenciais, as sondagens nacionais apontam nesse sentido. Só que as estaduais apontam noutro sentido, daí a a contradição neste momento das sondagens. Alguém está a falhar...

Esse site de conservadores e, pelo que tenho lido, não tem credibilidade a sua metodologia.
Nuno Gouveia a 27 de Outubro de 2012 às 12:21

Atenção que a grande parte da metodologia do sítio é aplicação da matriz das próprias sondagens aos modelos aceites de composição da população nacional. Assim, o que eles chamam detendenciar é apenas o que fazemos quando corrigimos uma amostra qualquer em termos estatísticos.

Não creio que a sondagem da QStarNews seja verdadeiramente credível. As outras não o são, de certeza, ao serem tendenciosas na sobrevalorização dos democratas. Seria como saber as preferências futebolísticas dos portugueses quando se amostram pessoas saídas de um jogo de futebol do Estádio da Luz.

Ora, como aqui em Portugal se falou em «empate técnico» para empatar tecnicamente a revelação de que o Sócrates estava a ser trucidado aquando do fim do seu mandato, pode crer que, para não perderem a face, as empresas de sondagens irão convergir, dando os 52% ao Mitt Romney que provavelmente ele irá ter na eleição, salvo fraude maciça (o que foi já apanhado em câmara escondida).

Estarei mais preocupado com o que vai acontecer quando os resultados forem conhecidos por parte de alguns estouvados, especialmente da comunidade negra dos estados do Illinois, do Ohio e de Nova Iorque.

Acredito que possa acontecer casos de fraude, mas serão relativamente pouco importantes no resultado final. No Illinois e em Nova Iorque, não interessará assim muito, porque esses estados estão à partida entregues a Obama. No Ohio, e noutros swing-states, cada campanha terá a sua máquina no terreno para impedir qualquer fraude em larga escala. Não me parece que seja caso de preocupação.

Pelo que tenho lido, o grande problema das sondagens é precisamente a escolha da amostra. Saber qual o tipo de eleitorado que vai votar é extremamente complicado. Por outro lado, acredito que haja algumas empresas que tendam a escolher amostras segundo as suas preferências, mas no final, a maioria procura acertar verdadeiramente a tendência de voto. Este é o seu negócio e ninguém deseja colocar a sua credibilidade em causa. Refiro-me sobretudo às grandes empresas, como a Gallup ou à Rasmussen, por exemplo. Claro que não coloco a mão no fogo por ninguém, mas quero acreditar que a maioria estará a tentar fazer um trabalho sério.
Nuno Gouveia a 28 de Outubro de 2012 às 22:36

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds