Pode-me dizer como os media norte americanos, os políticos norte americanos americanos e os cidadãos norte americanos estão a olhar para estes tumultos no médio oriente? Os média de Portugal até ao momento só mostraram o lado dos muçulmanos mas ainda não vi/li sobre o que pensam nos EUA.
Esta crise no Médio Oriente tem sido um pesadelo para o Willard, de argolada em argolada tem vindo a ser fortemente criticado até de quase todos quadrantes do Partido Republicano.
A reação patética de Romney lhe tirou uma oportunidade de obter algum ganho em política externa. Tudo o que conseguiu foi lancar dúvidas sobre sua capacidade predidencial. O fato é que os americanos não tem estômago para novas incursões militares e a vantagem de Obama em politica externa continuará.
Entendo que o Romney foi um tanto afoito e perdeu o timing de seus comentários.
No entanto, a situação se agrava continuamente e acaba fragilizando Obama também.
Neste momento, entendo que cabe a Romney buscar um aconselhamento para afinar a mensagem, não se afobar. Já Obama tem que, de algum jeito, controlar a situação, antes que o fantasma de 1979 começe a rondar. A percepção do eleitorado é que politica externa é ponto forte de Obama, que tem de defender essa posição.
Para certos media americanos - e não só para eles, pelos vistos - o grave não é ver-se bandeiras negras islâmicas a flutuarem numa embaixada americana, mas sim as declarações de Mitt Romney, o qual se limitou a criticar a reacção da embaixada americana na Líbia, coisa de que Obama, diga-se, também de distanciou.