29
Jul 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:03link do post | comentar

Confesso que ficaria surpreendido se o escolhido de Mitt Romney para Vice Presidente não fosse Rob Portman, Tim Pawlenty ou Bobby Jindal. O Alexandre Burmester já fez a sua aposta no antigo governador do Minnesota. Mas nos últimos ciclos eleitorais, a maioria das escolhas têm sido verdadeiras surpresas, principalmente do lado republicano. Foi assim com Palin em 2008, Cheney em 2000 e Dan Quayle em 1988. A única escolha convencional terá sido de Jack Kemp em 1996 por Bob Dole. Beth Myers, a assessora de Mitt Romney responsável pela equipa de selecção do Vice Presidente, tweetou na sexta-feira passada um Follow Friday (uma espécie de recomendação no Twitter) a uma série de nomes que têm sido associados ao cargo. Tendo sido esta apenas a segunda vez que Myers utilizou esta rede social, esta lista contém os nomes que eles querem que a imprensa pense que foram "considerados": Kelly Ayotte, Tim Pawlenty, Chris Christie, Bobby Jindal, Marco Rubio, Paul Ryan, Newt Gingrich, Rob Portman, Bob McDonnell, Condoleezza Rice, John Thune, Susana Martinez e Rick Santorum. Foi uma forma de lançar mais confusão para os jornais, pois esta lista contém alguns nomes que nunca seriam opção de Romney, a começar por Rick Santorum e Newt Gingrich. Mas que não haja dúvida. Com ou sem surpresas, o nome será um destes treze. 

 

A escolha deverá ser anunciada depois dos Jogos Olímpicos, entre 12 e 24 de Agosto, antes da Convenção Republicana de Tampa Bay. Se me pedissem opinião, anunciaria logo após os Olímpicos terminarem, a 13 ou 14 de Agosto. Desta forma, teria uma semana de espaço mediático, e utilizaria o restante tempo até Tampa para fazer (muitos) eventos públicos e angariar dinheiro com o candidato. Penso que não ganham nada em esperar mais tempo. 


Fiz a aposta e mantenho-a Nuno, com tudo o que estas previsões - ou outras quaisquer - têm de arriscado.

Basicamente, acho que Romney - como por muitos referido - procura um candidato a VP com experiência executiva (Pawlenty tem-na), mas também não quer um candidato que possa trazer controvérsia à campanha (e Bob McDonnell, Bobby Jindal, Chris Christie e Rob Portman poderiam trazê-la - deixo de lado Susana Mrtinez, possível vítima do efeito-Palin).

Para mim, o candidato parece-me óbvio, mas não arriscaria o meu pescoço!
Alexandre Burmester a 29 de Julho de 2012 às 20:07

Uma coisa é verdade: sabe-se hoje que Pawlenty ficou em segundo lugar na escolha para VP em 2008. Se lhe acontecer o mesmo agora, mais vale retirar-se da política activa :)

Bem, Nuno, a verdade é que, neste momento, Pawlenty está retirado da polícita activa!

Não acredito que alguém que tem andado a percorrer os Estados Unidos em nome de Romney está retirado da política :)
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 20:11

Sei que isso não tem nada a ver com esse post, mas não posso deixar de comentar:
Ontem, no cinema vi o cartaz de um filme intitulado \'Abraham Lincoln, Cassador de Vampiros\' com o subtítulo \'Presidente de dia, cassador a noite\'. Não vi o filme e posso estar julgando mal, mas fiquei me perguntando como Hollywood deixou passar uma coisa dessas. :-)
Joao Felipe a 29 de Julho de 2012 às 22:33


Na minha opinião de todos nomes referidos neste post eu aposto que o Vp de romney irá sair destes 3 nomes ou então de uma escolha surpresa como aconteceu em 2008 quando Mccain escolheu Sarah Palin.

Tim Pawlenty
Marco Rubio
Rob Portman
Anónimo a 30 de Julho de 2012 às 14:36

Um trio plausível.
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 20:12

Se Pawlenty for mesmo o escolhido, quem vocês acham que seria o melhor companheiro de chapa: ele ou Joe Biden?
Joao Felipe a 30 de Julho de 2012 às 21:03

Biden tem mais experiência, Pawlenty parece mais profissional e comete menos erros não forçados.
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 22:21

Venho deste modo apresentar-lhe o meu novo projecto. Trata-se de um novo blog que pretende fazer uma análise clara e concisa sobre a actualidade nacional e internacional.
Este projecto surgiu no seguimento do término da minha licenciatura na Faculdade de Economia do Porto (FEP). Sempre me interessei bastante pelas questões macroeconómicas, mas entendi que só após a minha licenciatura estaria preparado para abordar estas questões com o rigor que se lhe exige. Gosto de fazer análises credíveis e baseadas sempre em estatísticas credíveis, como irá reparar ao visitar o blog.


PS: o link do blog é http://ecoseconomia.blogspot.pt/

Ricardo Gonçalves a 30 de Julho de 2012 às 21:36

Felicidades para o blog.
Cumprimentos.
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 22:20

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog