O resultado mais notável das primárias de terça-feira - embora já esperado - foi a derrota do Senador republicano Richard Lugar do Indiana.
Para colocar tal desfecho - ainda por cima esmagador - em perspectiva, Lugar está a terminar o seu sexto mandato em Washington, é o terceiro Senador mais antigo e o Senador republicano há mais tempo no cargo, além de ser o Senador que mais tempo serviu na história do Indiana.
Além disso, Dick Lugar foi por duas vezes Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e é ainda o principal membro do Partido Republicano na mesma comissão.
Na sua actividade Lugar destacou-se pelo seu empenho no desmantelamento de armas nucleares, químicas e biológicas, mormente em países da antiga U.R.S.S, o que conseguiu levar a cabo com sucesso.
No início da sua carreira, Richard Lugar serviu dois mandatos como Mayor de Indianápolis, de 1968 a 1976, tendo até adquirido o "título" de "President Nixon's favourite mayor". Foi ele o "keynote speaker" na Convenção Republicana de 1972, a qual nomeou o Presidente Richard Nixon pela terceira vez como candidato presidencial do partido. Seria eleito pela primeira vez para o Senado em 1976
Este foi sem dúvida mais um retumbante sucesso do "Tea Party", que apoiou o opositor de Lugar, o Tesoureiro do Estado, o conservador fiscal Richard Mourdock. No seu discurso de aceitação da derrota, Lugar foi até pouco simpático para com o seu opositor e para aquilo que descreveu como a desagradável e prejudicial tendência entre alguns republicanos de procurarem "limpar" o partido de pessoas menos "ortodoxas" do ponto de vista deles.
Um resultado que é um sinal dos tempos.