09
Mai 12
publicado por Nuno Gouveia, às 22:01link do post | comentar

Foto Politico

 

Em plena campanha eleitoral, Barack Obama muda de opinião e declara-se a favor do casamento entre homossexuais. Apesar de não ser surpresa para ninguém, esta atitude não deixará de ser encarada como uma jogada política, pois este "flip-flop" surge numa altura em que pela primeira vez a maioria dos americanos declara-se a favor, segundo as mais recentes sondagens. Esta opção acarreta riscos mas também vantagens para o Presidente. Por um lado, Obama injecta energia na sua base eleitoral, maioritariamente a favor, fará com que aumentem contribuições financeiras da comunidade gay, enchendo os cofres da sua campanha, e coloca uma armadilha a Mitt Romney, lançando este assunto para a frente da agenda mediática e desviando as atenções da economia. Por outro lado, poderá ajudar a levar a base conservadora a ir ao encontro de Romney, termina com argumento que o nomeado republicano é "flip-flopper" e poderá afastar alguns eleitores de importantes swing-states - ainda ontem na Carolina do Norte, que Obama venceu em 2008 por 40 mil votos, os eleitores baniram o casamento gay em referendo. 


Penso que o timming deste anuncio terá sido apressado pois Joe Biden terá se antecipado e dito asneiras (o habitual) e obama teve a necessidade de dizer já.

É verdade que acarreta alguns riscos, mas não me parece que perder votos na comunidade afro-americana seja um deles. Esses, independentemente deste assunto, acabarão sempre por votar nele. Já a questão que coloca na Carolina do Norte, parece-me correcta.

Sobre as sondagens, tenho visto várias e todas mostram uma evolução positiva para os defensores do casamento gay. Se tal não acontecesse, duvido que Obama mudasse de opinião.

Em relação à sua proposta para Romney, discordo dela. A economia é a grande vantagem que Romney tem em relação a Obama, e tudo o que se afastar daí será favorável a Romney.

Cumprimentos

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog