27
Mar 12
publicado por Alexandre Burmester, às 16:16link do post

 

 

 Com o desfecho das primárias republicanas mais ou menos decidido - é apenas uma questão de tempo e aritmética, em minha opinião - começa a cogitar-se acerca dos possíveis nomes para candidato a Vice-Presidente.

 

Neste tipo de escolhas, procura normalmente equilibrar-se o "ticket". Ora bem, sendo Mitt Romney um moderado do Nordeste, o "ticket", tendo em atenção que se trata do Partido Republicano, necessitaria, em princípio, de incluir um conservador do Sul ou do Midwest. Além disso, há a questão das minorias, das quais a mais apetecível em termos de demografia eleitoral é a dos "Latinos" (americanos de origem latino-americana). George W. Bush conseguiu em 2004 um muito razoável "score" neste segmento, mas já John McCain em 2008 não o conseguiu.

 

Tendo em consideração o que atrás escrevi, parece-me - e estou longe de ser o único - que o Senador Marco Rubio, da Florida, encaixa que nem uma luva no perfil ideal: é conservador, sulista e latino (filho de cubanos). Além disso, é católico, outro importante segmento do eleitorado (o que equilibraria as coisas em comparação com o "ticket" democrático, pois o Vice-Presidente Joe Biden é também católico). E tem apenas 41 anos, o que equilibaria o "ticket" em termos etários, pois Romney é um sexagenário.

 

Tem-se falado muito no nome do referido senador, mas também nos Governadores Chris Christie, de New Jersey, e Bob McDonnell, da Virgínia, entre outros. O primeiro é uma das estrelas ascendentes no G.O.P., mas a sua escolha teria contra ela o facto de, tal como Romney, Christie ser de um estado do Nordeste, o que desequilibaria o "ticket". Já McDonnell teria a vantagem de ser de um estado do Sul, e de ser também mais conservador que Christie em termos sociais (o Governador de New Jersey é essencialmente um "conservador fiscal", embora, por exemplo, este ano tenha vetado uma lei que legalizaria o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado). Mas Christie é muito mais uma figura nacional que o menos brilhante McDonnell.

 

Richard Nixon escreveu que os candidatos a Vice-Presidente poucas vantagens podem trazer a um "ticket", mas podem, em contrapartida, trazer-lhe problemas (houve quem dissesse que isto era uma indirecta de Nixon ao seu companheiro de "ticket" em 1960, Henry Cabot Lodge, enquanto outros acharam tratar-se de uma reflexão "nixoniana" acerca da sua escolha do Governador do Maryland, Spiro Agnew, em 1968, a qual causou algumas exclamações de : "Spiro Who?").

 

Há quem diga que Rubio não estará na disposição de aceitar, caso seja o escolhido, mas o comentador conservador Charles Krauthammer observou recentemente que ninguém recusa um convite desses. E é capaz de ter razão. Depois da "inevitabilidade" de Romney, teremos possivelmente a "inevitabilidade" de Rubio.


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds