13
Mar 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:41link do post

 

O coração da América sulista vai hoje a votos, no Alabama (50 delegados) e Mississippi (40), dois dos estados mais conservadores do país. Estas duas eleições poderão ter consequências imediatas nas primárias republicanas. Se a geografia eleitoral anteciparia uma noite negativa para Mitt Romney, as previsões apontam para uma disputa acesa. As sondagens conhecidas indicam uma ligeira vantagem para Romney no Alabama e para Newt Gingrich no Mississippi. Rick Santorum não lidera nenhuma sondagem, mas dada a proximidade entre os três candidatos em ambos estados, nenhum cenário é de excluir. 

 

Estas primárias podem determinar o futuro de Newt Gingrich. Recentemente afirmou que teria de vencer num destes estados do Sul para manter viável a sua candidatura. Duas derrotas esta noite poderá signficar o seu afastamento da corrida. Mas se Gingrich conseguisse vencer as duas eleições, alteraria a dinâmica da oposição a Romney, ganhando algum "momentum" para as eleições seguintes. Uma vitória poderá mantê-lo em jogo durante mais algum tempo, mas não alterará em nada o rumo da sua candidatura.

 

Mitt Romney pode dar uma estocada final nos seus adversários, se vencer em ambos os estados sulistas. Tem sido acusado de não conseguir vencer no Sul e não convencer o eleitorado mais conservador. Uma dupla vitória significaria, provavelmente, o fim para os seus adversários. Se conseguir ganhar um deles (previsivelmente no Alabama), isso também ser-lhe-á extremamente favorável, pois mudará a narrativa desta campanha (não vence no Sul) e ganhará "momentum" para o resto do mês.

 

Rick Santorum pode sofrer um duro revés. Se não conseguir conquistar nenhum dos estados, isso significará que os seus adversários irão ocupar as manchetes. Um bom resultado de Newt Gingrich garantirá também a sua continuação, o que é contra os seus interesses. Mas esse é sempre um cenário mais atractivo que uma dupla vitória de Romney. Prevê-se que não tenha uma noite fácil. 

 

Hoje haverá também caucuses no Hawaii (20) e Samoa (9), que deverão cair facilmente para a coluna de Romney. 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds