07
Mar 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:11link do post | comentar

Mitt Romney ganhou 220 delegados, mais de metade em disputa. Após a super terça-feira, tem 425 delegados, seguido de Rick Santorum com 176, Newt Gingrich com 105 e Ron Paul com 47. Ou seja, Romney já tem neste momento cerca de 40% dos delegados que necessita para obter a nomeação (1144 é o número mágico).

 

Os números são não mentem e pode-se dizer que é quase impossível para Santorum ou Gingrich conquistarem a nomeação. A explicação é simples: Santorum precisaria de ganhar 65% dos delegados em disputa até ao final para chegar aos 1144. Até ao momento venceu apenas 22.8%. Para Gingrich o cenário é ainda pior. Até ao momento obteve apenas 13% dos delegados, e precisaria de conquistar 70% dos delegados em falta. Ou seja, Mitt Romney tem a nomeação na mão. A única hipótese de acontecer outro cenário, e que me parece cada vez mais improvável, é precisamente uma brokered convention. Se Mitt Romney chegasse ao fim das primárias em Junho sem os 1144 delegados, a convenção seria um total caos. Haveria uma primeira votação, onde os delegados seriam obrigados a votar conforme os resultados das primárias, mas a partir daí tudo seria possível. Um candidato novo, Romney obter o apoio dos delegados de um dos candidatos ou até uma improvável união entre Gingrich, Santorum e Paul. Um cenário de sonho para os jornalistas americanos, mas de pesadelo para os republicanos. Muito improvável. 

 

O cenário mais previsível: a campanha vai-se arrastar mais algum tempo e vejo duas janelas de oportunidade para Romney fechar a nomeação. A primeira, dia 24 de Abril, quando se realizam primárias em Nova Iorque, Pensilvânia, Rhode Island, Connecticut e Delaware, onde serão atribuidos 231 delegados. Se Gingrich e Santorum persistirem na corrida, Romney deverá fechar a nomeação apenas a 5 de Junho, com primárias na Califórnia, New Jersey, Dakota do Sul, Novo México e Montana, com 172 delegados em jogo. 


Está pensando em ir para Orlando pagando menos? Aproveite os melhores descontos para viajar gastando muito menos!

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog