01
Mar 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:03link do post | comentar

 

Na próxima terça-feira realizam-se 10 primárias que, talvez pela primeira vez deste 1984 quando foi "instituída" a super terça-feira, não irão decidir a nomeação republicana. Mitt Romney parte como favorito para arrecadar mais delegados, mas devido ao sistema proporcional das eleições, isso não lhe vai assegurar a nomeação. Além disso, este ano apenas 10 estados vão a votos nesta super terça, menos do que os 23 em 2008. Apesar da vantagem evidente que Romney ostenta, prevê-se que enfrente obstáculos muito complicados. 

 

Virgínia (49 delegados), Massachusetts (41) e Vermont (17) - Três estados onde Romney deverá vencer com facilidade. Na Virgínia, a vitória não vai fugir de Romney, onde apenas tem a oposição de Ron Paul, pois Newt Gingrich e Rick Santorum não conseguiram inscrever-se a tempo. No Massuchusetts Romney joga em casa e deverá obter um resultado acima dos 60%. Já no Vermont, um dos estados mais "liberais" da União, Romney também deverá arrecadar a maioria dos delegados. 

 

Alaska (27), Dakota do Norte (28), Idaho (32) - Aqui há uma grande incerteza em relação ao resultado final. Não há sondagens conhecidas nestes estados, e o facto de serem caucuses pode baralhar as contas finais. Romney venceu em 2008 no Idaho e Alaska, mas atenção a Ron Paul, que tem vindo a desenvolver uma campanha agressiva nestes estados. Salvo alguma surpresa, são os dois favoritos a vencer nos três estados. 

 

Geórgia (76) - O grande prémio desta super terça-feira é o estado natal de Newt Gingrich. Tem liderado todas as sondagens e é o favorito a vencer aqui. Ainda hoje disse que não poderia continuar se não conseguir vencer na Geórgia. A minha aposta vai para ele. A luta mais interessante neste estado deverá ser entre Santorum e Romney para o segundo lugar. 

 

Oklahoma (43) e Tennessee (58) - Rick Santorum tem liderado as sondagens nestes dois estados, mas não considero totalmente liquido que Santorum consiga ganhar ambos. As vitórias de Romney desta semana deram-lhe um balão de oxigénio e acredito que irá competir nestes estados. 

 

Ohio (66) - Esta é a luta mais interessante desta super terça-feira. Rick Santorum tem liderado as sondagens, mas aguardo com expectativa novos estudos de opinião pós Michigan. Mitt Romney tem investido imenso neste estado (tal como no Oklahoma e Tennessee) e é bem possível que vença no Ohio, o que pode representar um sério revés para Santorum. 

 

Acreditando que Romney irá vencer pelo menos cinco estados, a narrativa desta super terça feira, mais do que os delegados conquistados, irá ser construída muito a partir do resultado do Ohio. Uma vitória de Romney dar-lhe-á uma dinâmica de vitória para as restantes eleições do mês de Março e aumentará ainda mais o cenário de inevitabilidade da sua candidatura. Mas, como se pode observar pelo breve resumo que fiz, nada ficará decidido neste dia. Poderá é ser o inicio do fim destas primárias. 


arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog