04
Fev 12
publicado por Nuno Gouveia, às 22:56link do post | comentar

Cinco eleições e três vitórias. Um segundo lugar que valeu por uma vitória e uma derrota estrondosa. Este é o saldo até ao momento de Mitt Romney. Se não conhecesse o sistema eleitoral americano, diria que ainda faltam 45 estados votarem nestas primárias. Mas a realidade é bem diferente. Com a vitória de hoje no Nevada (só mais tarde haverá resultados finais), Romney fortalece o seu favoritismo para ser nomeado em Tampa no próximo Verão. Se as restantes eleições durante o mês de Fevereiro tiverem todas o mesmo desfecho - e esse é o cenário mais previsível - Romney poderá fechar a questão na super terça-feira em Março. Apesar das juras de Santorum e especialmente de Gingrich que vão competir até ao final destas primárias, será difícil terem o dinheiro para continuarem na corrida depois de Março. 

 

PS: Entretanto, Newt Gingrich convocou uma conferência de imprensa para esta noite. Correm rumores que poderá anunciar o abandono da corrida. Se tal se confirmar (o que me parece improvável nesta fase), Rick Santorum será o grande beneficiado. 


1- os partidos americanos não têm propriamente líderes, até porque não existe uma estrutura rígida como noutros países. normalmente considera-se que os eleitos nos cargos mais relevantes serão os "líderes". Barack Obama, como presidente, é o líder dos democratas (como sempre sucede quando um partido ocupa a Casa Branca). John Boehner será o "líder dos republicanos", embora isso na prática não seja bem assim

2- Tem a ver com a longa tradição do sistema político americano do bipartidarismo.

3-Sim. Aconteceu com Bush em 2000 e ainda em 1876 e 1888.
Nuno Gouveia a 5 de Fevereiro de 2012 às 21:37

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog