29
Jan 12
publicado por Nuno Gouveia, às 12:00link do post | comentar

 

Na sexta-feira o governador de Puerto Rico, Luis Fortuño, declarou o seu apoio a Mitt Romney. Este endoserment surge quando Romney está perto da vitória na Florida, sendo que Fortuño pode ser um importante reforço para a conquista da comunidade hispânica do estado. O evento realizou-se em Orlando, cidade onde vive a maior parte da comunidade de Puerto Rico, a segunda mais numerosa do estado depois dos cubanos. O governador, membro do New Progressive Party de Puerto Rico, está associado ao GOP e é uma estrela em ascensão no partido, tendo sido já referenciado como possível candidato a Vice presidente no ticket republicano deste ano. 

 

Puerto Rico é um território livre dos Estados Unidos. Apesar de não ter representantes no Congresso (elege apenas um comissário sem voto) nem ter direito a voto nas eleições presidenciais, os habitantes de Puerto Rico participam nas primárias dos partidos. A republicana deste ano realiza-se a 18 de Março e elege 23 delegados. Com este apoio, Romney deve também ter garantido a vitória no território (se as primárias ainda forem competitivas nessa altura). 

 

Mitt Romney aproveitou este evento também para declarar o seu apoio à anexação de Puerto Rico como 51º estado americano. Em Novembro realiza-se mais um referendo em Puerto Rico, convocado por Fortuño, sobre o estatuto político do território. Há três correntes políticas em Puerto Rico: os que defendem que a anexação, os que preferem a manutenção do actual estatuto e uma corrente ultraminoritária, que defende a independência. O partido de Fortuño, que tem republicanos e democratas, tem sido o grande defensor da anexação aos EUA, enquanto o Popular Democratic Party, associado do Partido Democrata, tem sido o grande defensor do status quo. Em 1993 realizou-se um referendo mas tudo se manteve na mesma, com uma curta vitória do status quo, com 48% contra 46%. No próximo dia 6 de Novembro, dia da eleição presidencial, irá a votos mais um referendo em Puerto Rico que coloca os seus cidadãos perante duas hipóteses: preferem manter o estatuto actual ou uma outra opção? Se a segunda vencer, como é esperado, irá realizar-se um segundo referendo com três opções: 51º estado, independência ou associação livre. As sondagens têm dado uma confortável vantagem à anexação de Puerto Rico. 

 

 

 


caro Nuno,

A hipótese de Porto Rico ser o 51 estado dos E.U.A. é no seu entender uma boa jogada de Romney para conquistar o voto latino?
André a 29 de Janeiro de 2012 às 14:35

Penso que todos os políticos americanos irão apoiar a anexação de Puerto Rico como 51º estado. Seria um grave erro não o fazerem, porque é bem provável que esse seja o seu destino.
Nuno Gouveia a 29 de Janeiro de 2012 às 21:33

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog