22
Jan 12
publicado por Nuno Gouveia, às 00:02link do post

 

O fúria de Newt Gingrich foi mais forte que a inevitabilidade de Mitt Romney na Carolina do Sul. Mal fecharam as urnas, algumas cadeias de televisão (FOX News, ABC, NBC) declararam o antigo speaker como vencedor destas primárias. Se isto se confirmar, significa que a corrida está lançada e irá decorrer, pelo menos, até à super terça-feira, dia 6 de Março. A dúvida destas primárias é se Rick Santorum continua na corrida. As exit polls indicam que está a disputar terceiro lugar com Ron Paul, mas se tal não suceder, dificilmente terá condições para continuar. Isso poderá favorecer Gingrich, numa corrida a três com Romney e Paul. No próximo dia 31 realizam-se as primárias na Florida, onde Romney tem liderado com larga vantagem as sondagens. Mas depois desta noite, tudo pode mudar. Esta vitória vem colocar alguma "normalidade" nestas primárias, pois até ao momento Romney parecia concorrer sem adversário visível. A minha aposta é que Romney continua o favorito, mas terá de "suar" para derrotar Gingrich. Uma nota histórica. Se é verdade que desde 1980 que todos os vencedores da Carolina do Sul foram os nomeados do GOP, também é verdade que nenhum candidato venceu a nomeação sem conquistar o Iowa ou New Hampshire, algo que Gingrich não conseguiu. De qualquer maneira, irá haver novidade histórica nestas primárias. 


Uma ideia que me ocorreu foi que, se Romney tivesse perdido o Iowa logo na noite do caucus, talvesse tivesse ganho a Carolina. O meu raciocinio - Santorum teria tido mais "momentum", e muitos votantes de Gingrich tivessem acabado por votar Santorum, dando a vitória a Romney. Claro que havia também a hipótese de Santorum, com esse impulso, ser ele mesmo a ganhar a Carolina, mas dá-me a ideia que Santorum é um candidato intrinsecamente mais fraco que Gingrich.

Outro ponto - olhando para estas sondagens estado a estado (http://en.wikipedia.org/wiki/Statewide_opinion_polling_for_the_Republican_Party_presidential_primaries,_2012), algumas já muito velhas, é verdade, e assumindo que os potenciais eleitores de Cain, Perry e Bachman irão mais para Gingrich do que para Romney (mas nem precisam de ir esmagadoramente, só de uma pequena tendência), dá-me a ideia que (talvez contrariamente à opinião dominante), Gingrich tem condições para ganhar quase tudo, tirando a Florida, o Nordeste e o Utah.
Miguel Madeira a 22 de Janeiro de 2012 às 19:02

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds