O Governador do Texas, Rick Perry, acaba de tornar-se na mais recente baixa das primárias republicanas, ao anunciar a sua desistência, a favor de Newt Gingrich.
O apoio de Perry tinha vindo a desvanecer-se, e mesmo na conservadora Carolina do Sul, que realiza a sua primária este Sábado, uma sondagem NBC News/Marist dá-lhe apenas 4% das intenções de voto. Mesmo assim, e dada a aproximação recente de Gingrich a Romney, esse reduzido número até poderá ser suficiente para dar a vitória a Gingrich, embora o meu vaticínio vá para nova vitória de Romney (das três sondagens de hoje, duas continuam a dar vantagens sólidas a Romney, e só uma dá vantagem - ligeira - a Gingrich).
Olhando mais para a frente, para a primária da Florida, a realizar-se no dia 31, aí a vantagem de Romney sobre Gingrich na mais recente sondagem (de ontem) é tão grande - 25% - e o apoio de Perry tão escasso - 2% - que muito dificilmente esta desistência poderá afectar a corrida naquele estado, a não ser permitir a Gingrich "pular" por cima de Rick Santorum, que na referida sondagem tem mais um ponto que o antigo "Speaker".