Pode Mitt Romney ser derrotado no New Hampshire? Factualmente, a resposta só pode ser Não. Como se vê neste gráfico do Real Clear Politics, lidera desde o inicio as sondagens e não é expectável que perca a vantagem nestes últimos dias. A última sondagem dava mesmo Romney com 47, Paul com 17, Huntsman com 13 e Santorum com 10. Dados recolhidos esta segunda-feira, pré Iowa. Apesar do cenário mais provável ser uma vitória confortável Romney, é possível que nem tudo lhe corra bem. E uma vitória com menos de 35% pode ser considerado um mau resultado, dependendo das circunstâncias. Vejamos três cenários diferentes.
Cenário 1 - Rick Santorum, embalado pelo resultado do Iowa, começa a subir nas sondagens e termina em segundo lugar, com mais de 20 por cento. Isto iria dar-lhe ainda mais força para a Carolina do Sul, território mais fértil para o seu apelo conservador.
Cenário 2 - Jon Huntsman apostou tudo no New Hampshire, tal como Santorum tinha feito no Iowa. Por enquanto está num terceiro lugar, mas perto de Ron Paul. E por acaso conseguir ficar num segundo lugar relativamente perto de Romney, pode ganhar alguma tracção para o resto das primárias. Em 1992, Bill Clinton ficou nove pontos atrás do vencedor do New Hampshire, mas mudou a narrativa das primárias, e durante uns tempos só se falou do "Comeback Kid", papel que Hunstman agora aspira a repetir.
Cenário 3 - Ron Pau consegue ficar novamente acima dos 20 por cento, e Huntsman, Santorum ou até mesmo Gingrich ficam perto dessa valor também. Romney não conseguindo ter mais de 35%, sairá do New Hampshire enfraquecido. E voltaremos a ouvir falar no seu problema em não conseguir convencer os republicanos que é a melhor opção.