01
Jan 12
publicado por Nuno Gouveia, às 16:35link do post | comentar

 Como é tradicional, o influente Des Moines Registar publicou ontem a sua última sondagem antes dos caucuses do Iowa. E se ao primeiro olhar pensamos que Mitt Romney e Ron Paul são os favoritos, analisando a sondagem em pormenor, chegamos a outra conclusão. Rick Santorum tem uma efectiva hipótese de vitória, pois a sondagem confirma uma tendência. Nos dois últimos dias em que a sondagem foi realizada, Santorum obteve 21% contra 18% de Ron Paul, enquanto Romney manteve-se nos 24%. Isto mostra-nos que o antigo senador da Pensilvânia está a conseguir reunir o apoio dos evangélicos, apresentando-se como a alternativa conservadora a Romney no Iowa. Tal como Mike Huckabee em 2008, Santorum pode ultrapassar em cima da linha da meta os seus adversários e vencer os caucuses. Romney, apesar destes 24% que lhe dão a liderança, não tem nada assegurado. Mas sendo o seu objectivo ficar nos dois primeiros lugares, acredito que terá uma boa noite na terça-feira. Ron Paul, que tem a melhor máquina no terreno, está em queda nestes últimos dias. Depois de ter liderado as sondagens no Iowa, Ron Paul começou a ser alvo de ataques, o que lhe terá feito descer a popularidade. Mas duvido que fique abaixo do terceiro lugar, e é neste momento um dos três em condições de vencer.

 

De resto, esta sondagem sobressai ainda mais a queda abrupta de Newt Gingrich (quem é que diz que as campanhas negativas não resultam?) e a grande dificuldade de Rick Perry em ganhar tracção, apesar dos milhões investidos. Michele Bachmann, essa é uma sombra da candidata que venceu a Ames Straw Poll e não vejo como poderá continuar na corrida após terça-feira. Com o "momentum" de Rick Santorum, até é provável que estes três candidatos venham ainda a perder mais apoio. 

 

Para consumo interno, estamos a fazer no lado direito superior uma votação para questionar os nossos leitores sobre o vencedor no Iowa. Participem!


arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog