O New Hampshire Union-Leader, famoso jornal conservador da maior cidade do New Hampshire, Manchester, anteriormente conhecido por Manchester Union-Leader, tem uma singular característica: estando à direita do votante republicano típico daquele estado, o seu apoio é sempre alvo de grande cobiça por parte dos candidatos. Poucas vezes nos últimos 30 anos o candidato que apoiou acabou por ser o nomeado do GOP, mas a sua capacidade para "causar estragos" no favorito é muito conhecida.
Pois na sua edição dominical de hoje - aliás, para ser correcto, o jornal ao domingo é o New Hampshire Sunday News - anuncia o seu apoio a Newt Gingrich na próxima primária republicana naquele estado.
Este anúncio não pode deixar de preocupar Mitt Romney - antigo Governador do vizinho estado de Massachusetts - que tem liderado confortavelmente as sondagens no "Granite State". É que existe um cenário que, a confirmar-se, seria bastante negativo para Romney: uma vitória de Gingrich no Iowa (primeiro estado a organizar uma primária, ali em modelo mais "reduzido", dando pelo nome de caucuses), seguida de um bom segundo lugar no New Hampshire, colocaria em causa a aura de nomeado quase inevitável do Partido Republicano que actualmente favorece Romney.
Romney tem vindo a aumentar os seus esforços no Iowa, estado onde até há pouco parecia ter dado de barato uma vitória de um dos seus opositores conservadores. O seguro morreu de velho.
As primárias republicanas poderão vir a revelar-se inconclusivas durante mais tempo do que se previa.