![]()
Hoje foram publicadas duas sondagens nacionais que indicam que Rick Perry entrou com força nesta campanha. Pouco tempo depois de anunciar a sua candidatura, o governador do Texas já lidera na Gallup e na PPP.
Na Gallup tem 29%, seguido de Mitt Romney com 17%, Ron Paul com 13% e Michele Bachmann com 10%. Todos os restantes candidatos têm menos de 5%. A sondagem da Public Policy Polling coloca Perry com 33%, Romney com 20%, Bachmann com 16%, Newt Gingrich com 8%, e por fim Herman Cain e Ron Paul com 6%.
Não dou grande importância a estas sondagens, até pelas disparidades que demonstram nos valores. No entanto, é evidente que a entrada de Rick Perry mexeu com a corrida, e colocou em marcha uma bipolarização que se adivinha entre o governador do Texas e Mitt Romney. Isto se não houver mais nenhuma entrada de peso. Quem parece perder embalagem é Bachmann, que perde eleitorado para Perry. Veremos se Perry mantém estes números nas próximas semanas, agora que já entrou em campanha e será certamente atacado pelos adversários e pelos media.
Mais importante do que estas sondagens será seguir as intenções de voto no Iowa e New Hampshire até Fevereiro do próximo ano. Mas nesta fase ainda interessam pouco. Basta relembrar o que as sondagens nos diziam por esta altura em 2008: a liderança de Hillary Clinton no Partido Democrata e de Rudy Giuliani no Partido Republicano, com John McCain a não passar dos 5 por cento.