16
Mai 11
publicado por Nuno Gouveia, às 18:43link do post | comentar

Donald Trump anunciou hoje que não se vai candidatar à nomeação republicana. Se dúvidas houvesse, e na altura, muitos foram os que sempre alertaram para isso, incluindo este vosso humilde escriba, Trump nunca foi um sério candidato à presidência. Alguém acredita que Donald Trump teria sérias hipóteses de vencer a nomeação republicana, mesmo depois de ter aparecido em primeiro lugar em algumas sondagens? Charles Krauthammer, que o apelidou de palhaço, sempre manteve a ideia que isto tudo não passaria de um enorme golpe publicitário do milionário. Se dúvidas houvessem, hoje ficaram desfeitas pela declaração de Trump.


Depois das distracções dos últimos dois meses, o campo republicano começa agora a compor-se. Por enquanto é este: Mitt Romney, Newt Gingrich, Tim Pawlenty, Rick Santorum, Herman Cain, Ron Paul e Gary Johnson. Deverão juntar-se ainda Mitch Daniels, Jon Huntsman e provavelmente Michele Bachmann. Considero que Sarah Palin, devido às seus problemas de afirmação perante o eleitorado americano, deverá fazer o mesmo que Huckabee e retirar-se da corrida em breve. Se esta minha previsão estiver correcta, teremos quatro candidatos "credíveis" à Casa Branca: Romney, Pawlenty, Daniels e Huntsman. Newt Gingrich e Michele Bachmann poderão ter possibilidades de obter bons resultados em algumas primárias. É fraco? Não será o campo mais forte de sempre, mas como ainda há pouco tempo li algures, em todos os ciclos eleitorais se repete a mesma história. Se a economia estiver fraca em 2012, o potencial nomeado terá possibilidades de derrotar Barack Obama. Este parte como favorito, mas nada está garantido. 


Saudações do Brasil.

Ron Paul não é 'credível'? Pelo que ví ele está bem nas pesquisas, tem bem mais intenções de votos que Pawlenty e Daniels, por exemplo.

Além disso, temos que concordar que o velhinho é bom de discurso, e nas últimas eleições teve um relativo sucesso na arrecadação de doações.

Sem querer lhe influenciar, queria sua opinião mais detalhadas sobre a chances dele.

Abraços,
Bruno Aguiar a 18 de Maio de 2011 às 02:43

"Credível" no sentido que não tem possibilidades de vencer as primárias. Ele tem um núcleo de seguidores aguerrido e unido, capaz de lhe garantir dinheiro e organização para competir em diversas primárias. Mas fora do seu núcleo de apoio, que até terá crescido em relação a 2008, não consegue granjear apoio. As suas posições em determinados assuntos estão muito longe do mainstream republicano e por isso ninguém considera que ele pode vencer.

Em relação a Pawlenty e Daniels, as suas fracas sondagens advêm do facto que a maior parte dos americanos ainda não o conhecer. Quando se aproximar as primárias iniciais, do Iowa e New Hampshire, poderemos ver quem terá reais hipóteses de vencer. Mas estes, juntamente com Romney e até talvez Huntsman são considerados "credíveis" por diversos aspectos: tem currículo necessário para o cargo, poderão obter apoio nacional dos republicanos e dos grandes financiadores do Partido Republicano e são considerados os únicos na corrida que teriam uma real hipótese de derrotar Obama.

Cumprimentos para o Brasil :)

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog