Foi sem surpresa que esta manhã Barack Obama anunciou o inicio da sua campanha para a reeleição em 2012. E como não poderia deixar de ser, este anúncio surgiu por email, sms, video, Twitter, Facebook e no seu website. A primeira campanha bilionária (a equipa de Obama anunciu que pretende angariar mais de mil milhões de dólares) arrancou em força na Internet. "Are You In" é o primeiro slogan, que não engana: Obama apostará novamente nos movimentos de "grassroots" para vencer as eleições. Este lançamento é mais um esforço nesse sentido, fomentando ainda mais a participação e o envolvimento dos cidadãos na sua campanha. O seu ponto de partido é excelente: 18 milhões de pessoas no Facebook, muitos milhões nas bases de dados de telemóveis e emails, ainda, a própria rede social de campanha, mybarackobama.com. Se é quase consensual que Obama tem tido muita dificuldade em comunicar com o povo americano enquanto Presidente, agora que é candidato novamente, talvez consiga recuperar o fôlego perdido na Casa Branca. Mas é inegável que parte com grande vantagem, até observando o desfragmentado e frágil campo republicano no momento. Mas faltam 18 meses...
Jim Messina será o responsável pela campanha, que contará com muitos veteranos de 2008, entre eles, David Plouffe, David Axelrod, Valerie Jarrett ou Robert Gibbs.