Courage and consequence, Threshold Editions (Março, 2010)
Já era para ter escrito alguma coisa sobre este livro de Karl Rove, mas dado que em Portugal estamos em período pré-eleitoral, nada melhor do que recordar aqui a obra daquele que é conhecido como o The Architect. Rove conta neste livro o seu percurso no movimento conservador, desde os tempos de líder dos republicanos universitários até aos seus dias na Casa Branca com George W. Bush. Mas se a vida de Rove interessa a muita gente, pelo seu papel na história dos Estados Unidos das últimas décadas, a genialidade do consultor político é talvez o aspecto mais importante deste livro. Os pormenores das suas vitórias são muitos, e, neste livro, podemos aceder às suas principais estratégias para vencer eleições. A disciplina, a mensagem, a comunicação, o ataque aos adversários, todas as características que compõem uma "Rovian Campaign", como ele a denomina. Sem dúvida, a ler por todos os interessados do mundo da comunicação política.
Rove foi em tudo precoce. Aos 9 anos já andava com um autocolante de Richard Nixon na sua bicicleta e a discutir com os seus amigos sobre John F. Kennedy. Na década de 70 ascendeu à liderança dos College Republicans, e foi aí que conheceu o então líder do RNC, George H. Bush, relação que marcou a sua carreira política. Nessa década conheceu ainda George W. Bush, durante a sua campanha falhada para o congresso em 1978, iniciando aí uma ligação que terminaria na Casa Branca. Rove nunca terminou os estudos, pois a política não lhe deixava tempo para ir às aulas, mas terá valido bem a pena. Os anos em que trabalhou directamente com George W. Bush, são a parte mais relavante do livro. Tentando desmitificar o seu papel nesse anos, e sempre, mas sempre, protegendo o legado do 43º Presidente, Rove é bastante provocador em relação aos opositores democratas, nomeadamente com Al Gore e a oposição no congresso. Tenta explicar o que correu pior (Katrina e o seu envolvimento, que nega, no caso de Valerie Plame) e dar uma abordagem própria da vitória contra Al Gore, a luta contra o terrorismo e a campanha de reeleição. Este livro será um bom contributo para o trabalho dos historiadores sobre esta presidência.
Nota ainda para o papel da sua vida particular, que é aqui explorada, não sendo um facto comum neste tipo de livros de consultores políticos. Tal como destaquei aqui sobre David Plouffe, fica o comprometimento pessoal deste operacional, que não é apenas um mero profissional da política. A paixão e a ideologia confunde-se com a sua acção de consultor político.