27
Mar 11
publicado por Nuno Gouveia, às 00:31link do post | comentar

 

Desapareceu hoje Geraldine Ferraro, que ficou na história por ter sido a primeira mulher a ser candidata a Vice-presidente em 1984, como parceira de Walter Mondale. Foi preciso vinte e quatro anos para outra mulher estar na mesma posição, Sarah Palin em 2008. Esse foi o grande facto da carreira política de Ferraro. A sua escolha por Walter Mondale surpreendeu todo o mundo, pois Ferraro era "apenas" uma congressista de Nova Iorque muito pouco conhecida e com apenas seis anos na Câmara. Mondale tentou "abanar" as eleições com a escolha de uma mulher, mas acabou derrotado em toda linha por Ronald Reagan, vencendo apenas um estado (Minnesota, o seu estado natal) e DC. Depois disso, Ferraro tentou ainda, por duas vezes, candidatar-se ao senado na década de 90, mas foi sempre derrotada nas primárias.

 

A última vez que surgiu na "frente de combate" foi na campanha das primárias democratas em 2008, em favor de Hillary Clinton. Depois de ter dito que se Obama fosse um homem branco não estaria nessa posição (de possível vencedor das primárias), demitiu-se da campanha de Hillary. Faleceu hoje com 75 anos com um cancro.

 

Deixo aqui um perfil da Time de Geraldine Ferraro.


Não é exacto que tenha sido a primeira mulher candidasta a VP. A primeira foi Tonie Natham em 72 np ticket do LP. Por sinal recebeu um voto no colégio eleitoral (que pertencia a Spiro Agnew).
Miguel Noronha a 27 de Março de 2011 às 09:37

Houve muito mais mulheres candidatas, até antes de 1972. A VP e até a Presidente por outros partidos. Desde o Partido Comunista, o Equal Rights party, o Proihibition Party ou outros partidos excêntricos. De facto a informação não é totalmente factual, mas refiro-me, obviamente, aos dois partidos que vencem eleições :)
Nuno Gouveia a 27 de Março de 2011 às 11:02

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog