A pré campanha das presidenciais de 2012 ainda agora está a começar, e as dirty tricks, agora no digital, já começaram. Newt Gingrich lançou o seu site (NewtExplore2012.com) exploratório (diferente de campanha exploratória) e já foi atacado em diversas frentes. Alguém na rede criou o ExploreNewt2012, que vai parar directamente ao site de Buddy Roember, antigo governador da Lousiana, que anunciou esta semana a sua candidatura. Um democrata lançou o ExploreNewt, que direcciona para um espaço a página da Media Matters for America sobre Newt, uma organização democrata. Entretanto, já foi criado um blogue que parodia o site de Newt. Por fim, o endereço newtgingrich2012.com já está comprado por alguém exterior à campanha. E ainda só estamos no inicio.
Na outra frente da batalha, Barack Obama prepara-se para iniciar a sua campanha de reeleição, com a inevitável angariação de fundos. Depois de em 2008 ter gasto mais de 650 milhões de dólares, os estrategas esperam angariar perto de 1000 milhões de dólares neste ciclo eleitoral. Apesar de manter a angariação online como um dos principais vectores da estratégia, desta vez, com o selo presidencial no cofre, Obama irá também arrecadar muito dinheiro de bilionários que o apoiam. Se no ciclo eleitoral de 2012 os republicanos conseguiram equilibrar financeiramente a campanha, desta vez, frente ao melhor angariador da história da política americana, as coisas não vão ser tão simples.