02
Fev 11
publicado por Nuno Gouveia, às 10:03link do post | comentar

 

Será que um republicano que colaborou com a Administração Obama nos últimos dois anos tem a mínima hipótese de vencer a nomeação em 2012? Muito pouco provável dirão muitos. E se esse republicano for um moderado, com posições controversas no partido? Mas, mesmo assim, o nome de Jon Huntsman, Embaixador na China da Administração Obama, tem feito furor nos últimos tempos nos círculos políticos americanos. Quando em 2009, depois de abandonar o cargo de governador do Utah que ocupava desde 2005, foi nomeado representante dos Estados Unidos na China, logo se escreveu que com este convite, Obama estava a afastar um potencial adversário de 2012. Mas Huntsman esta semana pediu a resignação do cargo a partir de Maio, e especula-se que está mesmo a pensar numa corrida à nomeação republicana. Além de moderado, colaborou com a Administração Obama. Haverá cenário mais complicado para um republicano actualmente? No entanto, com tantos pré-candidatos anunciados, tudo é possível. E, segundo alguns especialistas, tem uma vantagem: poderia ser um adversário muito perigoso para Obama na eleição geral. O seu perfil coloca-o bem no meio da luta pelo voto dos democratas conservadores e independentes. Esta ideia fica para outro post, mas estou convencido que a nomeação republicana vai decidir-se entre um candidato moderado e um conservador. Huntsman, se avançar, terá de ser primeiro o escolhido dos moderados, para depois tentar alcançar a nomeação.


Sobre Jon Huntsman Jr.

 

Ler Can Huntsman do it?, de Sven Wilson, The Case for... e The Case against..., de Chris Cillizza, no Washington Post.

 



Não penso dessa maneira, mais facilmente os conservadores votam no romney, lembre-se que tanto um como outro são mórmons e romney sendo mais conservador consegue penetrar mais facilmente nessa franja de eleitorado, apesar de que nos últikos tempos em salt lake city e em provo vários mormóns democratas se tenham destacado...
Já agora parabéns por este blog está muito bom, venho cá todos os dias, é muito interessante
André a 2 de Fevereiro de 2011 às 11:46

Romney é mais conhecido e parte claramente à frente. Não digo que Huntsman fará melhor. Muito dificilmente isso acontecerá. Mas pode haver surpresas..

Sim surpresa pode sempre haver e em política fazer futurologia é difícil 2 anos émuito tempo.
A comunidade mórmon norte americana é muito unida, quem conhece a sua história saberá do que falo, romney nas últimas primárias teve em Utah 90% se não me engano. Os mórmons reveem-se em romney, honesto e trabalhador, claro que tem defeitos quem não tem?
Felicidades neste excelente trabalho
André a 2 de Fevereiro de 2011 às 16:36

Parece uma ótima escolha para os republicanos. Jovem, perfil moderado, Obama não teria muito a mais a oferecer e os eleitores conservadores, entre escolher Obama ou um republicano moderado com certeza ficariam com o último.
tom a 3 de Fevereiro de 2011 às 20:13

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog