18
Jan 11
publicado por Nuno Gouveia, às 11:13link do post | comentar

 

Primary, um documentário de 1960, do realizador Robert Drew, é uma peça histórica sobre a forma de fazer política nos anos 60. Cobrindo a campanha para as eleições primárias no Wisconsin, entre John F. Kennedy e Hubert Humphrey, este documentário mostra-nos os bastidores e a linha da frente de uma campanha presidencial. Na época eram ainda poucas as primárias directas, mas o Wisconsin oferecia aos candidatos a oportunidade de lutarem directamente pelos delegados nas Convenções Nacionais. Hoje as campanhas presidenciais são bem diferentes, com os mega-comícios em grandes pavilhões e encontros nos aeroportos. Talvez apenas no Iowa e no New Hampshire ainda permaneça este género de fazer política. Transpondo este documentário para a actualidade, pensei logo na última campanha para as primárias democratas no Iowa: Barack Obama, qual JFK, gerando um enorme entusiasmo nos mais jovens e e recebido com uma euforia rara. Hillary Clinton, qual Humphrey, em campanha pelos distritos rurais do Estado e com um discurso pouco atractivo e mobilizador. Aconselho a visualização deste Primary, que para além do valor histórico, vale também pela qualidade cinematográfica com que apresenta estes dois políticos americanos do século passado.


tags:

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog