14
Dez 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:45link do post | comentar

Um Juiz federal da Virginia declarou ontem que a lei da saúde é inconstitucional, por obrigar os individuos a adquirir seguros de saúde. Vários Procuradores-gerais estaduais colocaram este ano um processo contra a reforma da saúde aprovada pelos Democratas no Congresso. O Juiz que tomou  esta decisão foi nomeado por George W. Bush, e inicia assim um longo processo que deverá ser decidido no Supremo Tribunal.

 

Esta batalha legal entre conservadores e "liberais" já era esperada. Esta contenda não deverá ser resolvida antes de 2012, e como tal, deverá aquecer ainda mais o debate nas próximas presidenciais sobre a revolução na saúde operada por Barack Obama. Sendo uma questão muito controversa, a decisão do Supremo será, sobretudo, ideológica.



A questão será ideológica no sentido de que existem diferentes "frameworks" em como interpretar a constituição, e não do ponto de vista de ideologia política (espero eu).
Publius a 14 de Dezembro de 2010 às 16:18

Depois de ver isto tinha de vir aqui "recomentar" o que disse.

http://tpmdc.talkingpointsmemo.com/2010/12/bachmann-scalia-evangelical-historian-will-teach-constitution-class-for-the-tea-party-caucus.php
Publius a 14 de Dezembro de 2010 às 18:48

O activismo judicial já faz parte há muito do sistema de justiça americano. À esquerda ou direita :)
Nuno Gouveia a 15 de Dezembro de 2010 às 22:05

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog