07
Dez 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:18link do post | comentar

Até ao momento as reacções mais agressivas têm vindo sobretudo de republicanos e conservadores. Mas hoje Dianne Feinstein, senadora democrata da Califórnia, assina no WSJ um artigo onde pede ao Departamento de Justiça para acusar Julian Assange de espionagem. Além de ser uma das vozes mais respeitadas da esquerda do Partido Democrata, Feinstein é ainda a responsável pelo Senate Intelligence Committee.

 

This latest WikiLeaks release demonstrates Mr. Assange's willingness to disseminate plans, comments, discussions and other communications that compromise our country. And let there be no doubt about the depth of the harm. Consider the sobering assessment, delivered in an email to employees of U.S. intelligence agencies late last month, by Director of National Intelligence James Clapper: "The actions taken by WikiLeaks are not only deplorable, irresponsible, and reprehensible—they could have major impacts on our national security. The disclosure of classified documents puts at risk our troops, law enforcement, diplomats, and especially the American people."


Por outro lado, já há muito tempo que vejo em sites anarquistas chamar "ala Clinton/Liebermann/Feinstein" ao que eles considerem ser a facção militarista/securitária/autoritária dos Democratas, pelo que essa posição talvez não seja assim tão surpreendente (claro que usar anarquistas como critério para quem é securitário não é lá muito boa ideia, mas para uma comparação relativa - e não em termos absolutos - penso que indicará alguma coisa).

Além disso, o OnTheIssues cataloga-a como "liberal-moderada" (sendo exactamente nas questões de "liberdade civis" que ela é mais "centrista":

http://www.ontheissues.org/Senate/Dianne_Feinstein.htm

O que eu quero dizer é que, apesar de tudo, a Feinstein talvez não seja a representante mais típica da "esquerda do Partido Democrata"
Miguel Madeira a 7 de Dezembro de 2010 às 17:14

Tem razão. Tinha mesmo a ideia (errada) que ela era das senadoras mais "liberais" do Partido Democrata, até porque tinha sido Mayor da grande capital liberal dos EUA: San Francisco. No entanto, e ao contrário de Barbara Boxer, ela não é a tipica democrata da California, tendo até votado a favor da guerra do Iraque (diga-se, a maior parte dos democratas também o fizeram na altura).
Nuno Gouveia a 7 de Dezembro de 2010 às 22:30

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog