01
Nov 10
publicado por Nuno Gouveia, às 10:29link do post | comentar

O José Gomes André alertou, e bem, para o que pode destruir a noite eleitoral do Partido Republicano. As expectativas estão tão elevadas, que um bom resultado pode não chegar para clamarem por vitória. Mas são as empresas de sondagens, até mais do que os republicanos, os responsáveis por esta situação. Os políticos, analistas e consultores republicanos apenas têm acompanhado a onda que vem das sondagens. Provavelmente não será o mais acertado, mas percebe-se bem o seu entusiasmo. Veremos se não foi contraproducente.


Atentemos apenas na Gallup, uma das empresas mais credíveis dos Estados Unidos, que estuda o sentimento geral da opinião pública desde o final da década de 1940. Ontem à noite foi publicada a última sondagem antes da eleições, dando uma vantagem de 55-40 aos republicanos. Para termos uma ideia da importância deste número, em 1994, quando os republicanos conquistaram 54 lugares na Câmara dos Representantes, na última sondagem da Gallup os partidos estavam praticamente empatados.

 

Na terça-feira, se o Partido Republicano não alcançar uma vitória esmagadora, eles não serão os únicos a falhar. As empresas de sondagens, como se pode observar pela média do Real Clear Politics, também terão falhado escandalosamente.



Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog