30
Out 10
publicado por Nuno Gouveia, às 17:26link do post | comentar

Esta é a minha previsão dos resultados das intercalares para o Senado. Olhando para todas as sondagens que foram sendo publicadas ao longo dos últimos meses, acredito que o GOP irá "roubar" oito lugares aos democratas: Pennsylvania, Indiana, Illinois, Wisconsin, Arkansas, Dakota do Norte, Colorado e Nevada. Os republicanos deverão ficar com 49 lugares e os democratas com 51. Faço esta previsão, apesar de haver seis estados que permanecem em empate técnico. Muitas destas eleições poderão mesmo transformar-se em batalhas legais durante o periodo de contagem dos votos e não será na quarta-feira que saberemos o resultado final destas intercalares. Apesar desta minha previsão, ainda consigo vizualizar uma hipótese, apesar de remota, do GOP conquistar a maioria: vencer duas destas três eleições: Califórnia, West Virginia e Washington. Nestas duas últimas, as últimas sondagens apontam mesmo para um verdadeiro empate técnico para os republicanos. Se o tsunami republicano que alguns analistas prevêem se concretizar, é mesmo possível que tal suceda, cumprindo os desígnios da história: quando um partido toma conta da Câmara dos Representantes, o mesmo sucede no Senado.


Estamos de acordo, Nuno. Também é essa a minha previsão. Na West Virginia Manchin parece ter recuperado, Boxer tem estado consistentemente à frente de Fiorina na Califórnia (embora abaixo dos 50%) e Rossi já está habituado a perder por uma unha negra;-).

A cair algum dos três estados que referi na coluna republicana, esse deverá ser a West Virginia .

E já agora a minha previsão para a Câmara dos Representantes: 62 conquistas líquidas dos republicanos.

Seja como for, terça-feira vamos ter uma longa noitada!
Alexandre Burmester a 30 de Outubro de 2010 às 23:32

Acho que só vamos saber o resultado de algumas eleições muito depois de terça-feira. E quem sabe uma repetição do que aconteceu no Minnesota em 2008...

A aposta nos 62 lugares é ousada, mas pelo que tenho visto, não me surpreenderia.

Se o GOP conquistar mais de 54 lugares, será um recorde desde 1938, quando os Democratas roubaram 72 lugares aos republicanos.

1938 foi também uma vitória republicana. Franklin Roosevelt atravessava um período de impopularidade e só a eclosão da Guerra na Europa no ano seguinte terá impedido a sua derrota para Wendell Willkie em 1940.
Alexandre Burmester a 31 de Outubro de 2010 às 12:04

Enganei-me e escrevi ao contrário. Nesse ano foram sim os republicanos que ganharam 72 lugares.
Nuno Gouveia a 31 de Outubro de 2010 às 19:20

A minha aposta nos 62 lugares baseia-se num misto das previsões dos "sábios" e da vantagem do GOP na "generic ballot poll". Está ultima tem andado perto dos 10% no último mês, enquanto que em 1994, ano em que os republicanos conquistaram 54 lugares, nunca passou, salvo erro, dos 2% (ou pouco mais).
Alexandre Burmester a 31 de Outubro de 2010 às 16:55

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog