26
Out 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:11link do post | comentar

Aqui no blogue temos escrito sobretudo sobre as eleições para o Senado e Câmara dos Representantes, mas os americanos vão eleger também representantes para os cargos estaduais e locais. Destes destacam-se, obviamente, as eleições para os governos estaduais.  E aqui, mais até do que no Congresso, está em jogo o que poderá acontecer nas presidenciais de 2012. Vários swing states vão a votos, e ter um membro do partido na liderança do estado pode ajudar o candidato presidencial. Além disso, no próximo ano haverá o realinhamento dos distritos de cada estado, e quem dominar a legislatura estadual, poderá favorecer as aspirações do partido para a próxima década.

 

Este ano vão a eleições 37 estados, sendo que 20 são ocupados por democratas e 19 por republicanos. Também aqui as perspectivas são boas para o GOP, que devem conquistar vários lugares.

 

Destaques para os grandes estados que vão a votos. Nova Iorque, Ohio, Pennsylvania, Wisconsin, Michigan, Illinois e Califórnia, Texas e Florida. Destes, apenas os três últimos são ocupados por republicanos. O Partido Democrata vai manter Nova Iorque e tem boas hipóteses de conquistar a Califórnia e Florida. O GOP irá vencer novamente no Texas, e tem grandes possibilidades de ganhar Michigan, Wisconsin, Illinois, Pennsylvania e Ohio.  Grandes mudanças em perspectiva nestes estados.

 

Das restantes eleições, prevê-se que o GOP irá conquistar os governos do Wyoming, Kansas, Tennessee, Oklahoma, New México, Maine e Iowa. Os Democratas estão bem lançados para vencer as eleições no Connecticut, Minnesota, Vermont, Hawaii e Rhode Island. Segundo a previsão actual do Real Clear Politics, o GOP deverá “roubar” seis lugares no total ao Partido Democrata, passando a ser a maior força nos governos estaduais. Destaque para uma alteração radical neste panorama, depois das conquistas no ano passado nos governos de New Jersey e Virgínia.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog