19
Out 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:27link do post | comentar

No Verão passado Dick Morris disse que neste ciclo eleitoral estariam perto de 100 lugares democratas em disputa. Na altura poucos o levaram a sério, até porque as sondagens indicavam o contrário. Mas a duas semanas das eleições, e apesar de algumas melhorias em corridas senatorais, em grande parte devido aos candidatos republicanos, o Partido Democrata enfrenta imensas dificuldades na disputa na Câmara dos Representantes. Já aqui tinha dado conta que Nate Silver previa uma possibilidade de conquista até 87 lugares para o GOP. Hoje é o Politico a referir que há 99 lugares democratas em risco de mudarem da partido. Obviamente isto não quer dizer que possam ganhar tantas eleições, pois destes distritos, certamente vários irão manter-se na coluna democrata. E há ainda a possibilidade de alguns congressistas republicanos perderem.  Mas há uma onda republicana em formação. Por exemplo, também o Real Clear Politics dá neste momento 213 lugares como republicanos e apenas 179 como democratas. Com 44 eleições em empate técnico, tudo é possível.

 

Dick Morris hoje não é o consultor político do passado. É alguém que joga abertamente no campo republicano, e as suas previsões são sempre uma mistura de análise política/combate partidário, mas neste caso conseguiu antecipar o que se iria passaria nestas eleições.


Bem, o Dick Morris também previu que os republicanos conquistariam o Senado. Isso não é impossível, claro, mas já pareceu mais ao alcance deles que agora, mesmo sem meter o fiasco do Delaware nestas contas. O Colorado e o Nevada já deviam estar nesta altura "arrumados", mas a verdade é que não estão, e de nada servirá ao GOP vencer em território normalmente hostil, como California ou Washington, se não conseguir ganhar naqueles dois estados. E o Illinois, também fulcral para uma maioria republicana mantém-se teimosamente indefinido.

A mim quer-me parecer que o Morris já não acredita muito na conquista do Senado, pois recentemente deixou de mencionar essa hipótese.
Alexandre Burmester a 19 de Outubro de 2010 às 18:46

Bom ponto. Ele ultimamente tem-se concentrado apenas no Congresso, pois sabe que as coisas no Senado complicaram-se bastante. Danny Tarkanian ou Sue Lowden, Jane Norton e Mike Castle já teriam arrumado estas três corridas.
Nuno Gouveia a 19 de Outubro de 2010 às 19:17

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog