14
Out 10
publicado por Nuno Gouveia, às 17:01link do post | comentar

Este tipo de rankings ou listas valem o que valem. Ou seja, muito pouco. Mas a Time costuma ser mais interessante do que outras publicações do género. Nesta lista "Rising Stars" encontramos alguns nomes que vão dar muito que falar no futuro, e outros desconhecidos (pelo menos de mim). Curiosamente, ou talvez não devido à actualidade política, os nomes mais sonantes desta lista são republicanos:

 

Marco Rubio, o provável novo senador da Florida, é talvez o nome mais sonante desta lista. Caso vença, vejo-o a ser um fortíssimo candidato presidencial em 2016 ou 2020. Com 39 anos, é um dos herdeiros políticos de Jeb Bush na Florida, tem como herói Ronald Reagan (como qualquer republicano que se preze) e pretende defender o excepcionalismo americano.

 

Nikki Halley será a primeira governadora da Carolina do Sul, se vencer, como esperado, as eleições em Novembro. Será a segunda governadora americana descendente de pais indianos, depois de Bobby Jindal. A sua heroína política é Margaret Tatcher. Tem 39 anos.

 

Bobby Jindal tem apenas 39 anos e já tem uma longa carreira política, tendo sido o mais jovem secretário da saúde do estado, com 25 anos e já esteve quatro anos na Câmara dos Representantes. É outro dos potenciais candidatos presidenciais para 2016 ou 2020. Nos últimos tempos desapareceu um pouco do mapa mediático, mas continua a ser bastante falado nos bastidores.

 

Do lado democrata destacam-se alguns jovens congressistas, mas ninguém com o potencial, pelo menos por enquanto, dos três nomes anteriores:

 

Carte Goodwin foi nomeado senador para substituir até ao final do ano Robert Byrd pela West Virginia. Mas com apenas 36 anos, tendo sido o primeiro membro do senado nascido após 1970, ninguém acredita que vá desaparecer do mapa. O seu ídolo é Lyndon Johnson.

 

Stephanie Herseth Sandlin é a mais nova congressista, representando o Dakota do Sul. Já está no Congresso desde 2004, mas neste ciclo eleitoral enfrenta um duro teste, contra Kristi Noem, que também faz parte desta lista. Apesar de ser um estado maioritariamente republicano, Sandlin já venceu três eleições. Neste momento está ligeiramente atrás, mas ainda pode conseguir aguentar-se.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog