02
Out 10
publicado por Nuno Gouveia, às 23:58link do post | comentar

Previsão eleitoral construído por Nate Silver

 

Eu e o José Gomes André temos escrito sobretudo sobre a luta pelo controlo do Senado. Mas é na Câmara dos Representantes que existe uma possibilidade mais forte de mudança de controlo. Quase todos os analistas independentes prevêem que o Partido Republicano vá recuperar a maioria perdida em 2006. Nate Silver escreveu hoje um post onde atribui 67 por cento de possibilidades para tal suceder. Segundo a sua análise, há neste momento 50 lugares detidos pelos democratas onde os republicanos são favoritos. Pelo contrário, há apenas 4 lugares republicanos onde estes não são favoritos. O GOP precisa "apenas" de 39 lugares. Estes números indicam que é muito provável que John Boehner seja o próximo Speaker.

 

Um dado estatístico histórico: desde a década de 40 que sempre que houve mudanças na liderança na Câmara dos Representantes, o Senado acabou por seguir o mesmo caminho. Está certo que este ano os republicanos precisam de um número muito elevado (10) de conquistas para seguir a tradição. Mas não é impossível, como temos visto.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog