29
Set 10
publicado por Nuno Gouveia, às 15:50link do post | comentar

 

Depois de analisadas as duas costas, há ainda o interesse nestas intercalares do que vai suceder no Midwest dos Estados Unidos. Retirando o Kansas, Nebraska e os Dakotas (republicanos) e Illinois e Minnesota (Democratas), os restantes estados são normalmente incluidos nos "Swing-States" que vão dividindo os seus votos entre republicanos e democratas. Neste ciclo eleitoral todos vão eleger senadores, à excepção do Minnesota, Nebraska e Michigan. Vejamos as previsões do momento:


Dakota do Sul - O senador John Thune (R) concorre sozinho. O Partido Democrata não apresentou candidato a esta eleição. Deste modo Thune já está a preparar a sua candidatura presidencial para 2012.

Dakota do Norte - O senador Byron Dorgan (D) retirou-se e o governador do estado, John Hoeven (R), já é considerado o virtual vencedor desta eleição.

Kansas - Sam Brownback (R) retirou-se para se candidatar ao governo estadual, mas Jerry Morgan (R) deverá manter o lugar na coluna republicana.

Iowa - Charles Grassley (R) lidera com vantagens superiores a 20 pontos. Está reeleito.

Missouri - O senador Kit Bond (R) retirou-se, mas neste momento o congressista Roy Blunt (R) lidera com uma vantagem confortável sobre a oponente democrata Robin Carnahan.

Wisconsin - Esta poderá ser uma das grandes quedas nestas eleições. Russ Feingold (D), um dos senadores mais respeitados dos últimos 20 anos, está em grande perigo de ser derrotado pelo estreante Ron Johnson (R). Neste momento poucos apostam em Feingold.

Illinois - O lugar que pertenceu a Barack Obama entre 2004 e 2008 é, provavelmente, a eleição mais renhida do ciclo eleitoral. Mark Kirk (R) tem aparecido sempre à frente de Alexi Giannoulias (D), mas sempre com diferenças muito curtas.

Indiana - Outro lugar democrata que vai mudar de mãos. Evan Bayh (D) retirou-se de forma supreendente, ou talvez não, e Dan Coats (R) tem a vitória assegurada.

Ohio - Rob Portman (R), antigo membro da Administração Bush, tem vindo a ganhar um terreno quase insuperável sobre Lee Fisher (D), sendo o mais que provável substituto de George Voinovich (R).

 

Concluindo: o mais provável é termos oito vitórias republicanas no Midwest para o Partido Republicano. Duas reeleições (Dakota do Sul e Iowa), três vitórias em lugares anteriormente republicanos (Missouri, Ohio e Kansas) e quatro "roubos" (Dakota do Norte, Wisconsin, Illinois e Indiana). Destes nove estados, o Illinois, Wisconsin, Iowa, Indiana e Ohio votaram em Barack Obama em 2008. Uma verdadeira hecatombe para o Partido Democrata, a confirmar no dia das eleições.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog