28
Set 10
publicado por Nuno Gouveia, às 16:39link do post | comentar

O José Gomes André já escreveu aqui sobre os grandes embates eleitorais que vão decorrer no Oeste dos Estados Unidos para o Senado. Mas há também uma outra batalha a decorrer nestas eleições: na Costa Leste, onde os republicanos foram varridos nos últimos ciclos eleitorais. Relembrar o que sucedeu:

 

1- Neste momento os republicanos não têm nenhum congressista da Nova Inglaterra (New Hampshire, Massachusetts, Vermont, Maine, Rhode Island e Connecticut). Isto em 22 congressistas. Neste estados apenas têm as duas senadoras do Maine, Judd Gregg do New Hampshire e o recentemente eleito Scott Brown.

 

2- Se juntarmos os estados de Nova Iorque, Delaware, Maryland, Pennsylvania e New Jersey, não existem mais senadores republicanos, e apenas há 2 congressistas em NY, 7 na PA, 5 em NJ e 1 no DE e no MD. Isto perfaz 16 congressistas em 72 só nestes últimos estados.

 

3 - Em termos de eleições presidenciais, precisamos de recuar até 1988, quando George. H. Bush só perdeu Nova Iorque, Massachusetts e Rhode Island, para encontrar vitórias significativas do Partido Republicano na Costa Leste. É preciso dizer que desde então o único destes estados a cair na coluna republicana foi o New Hampshire, que deu a vitória a George W. Bush em 2000.

 

Portanto estamos a falar numa zona do país que tem eleito consecutivamente políticos democratas para Washington nos últimos 20 anos. Mas o Partido Republicano, apesar do erro cometido com a nomeação de O´Donnell no Delaware, pode renascer na Costa Leste neste ciclo eleitoral. Em primeiro lugar, é provável que volte a ter congressistas da Nova Inglaterra. Há possibilidades de vitórias significativas no New Hampshire, Maine, Connecticut, Rhode Island e no Massachusetts. Em Nova Iorque, na Pennsylvania e New Jersey são esperadas também grandes conquistas para o GOP. E em termos de senadores, quase seguramente irão manter o lugar no New Hampshire, e eleger Pat Toomey na Pennsylvania. E podem conquistar lugares (muito díficil, especialmente no primeiro caso) em Nova Iorque e Connecticut. Estes estados serão muito interessantes para verificar a dinãmica na noite eleitoral. Como serão os primeiros a revelar os números das votações, serão reveladores para o resto da noite.


Como serão os primeiros a revelar os números das votações, serão reveladores para o resto da noite.

Tradicionalmente, os primeiros estados a fecharem os locais de voto são Indiana e o Kentucky. Uma hora depois é a Florida, a Georgia, Virginia e mais um par de estados; outra hora depois fecham uma grande quantidade de estados às 8:00 PM ET. New York normalmente só fecha às 9 (em muito sítios de NY é tradicional as estações de voto abrirem só ao meio-dia), tal como Rhode Island e muitos estados do Oeste.

O aparecimento dos resultados depende da contagem, mas as networks começarão a apresentar resultados de exit pools e a fazer calls logo a partir do fecho das estações de voto.

H. a 30 de Setembro de 2010 às 18:05

Obrigado pela informação.

Presumi que fosses estes os estados primeiro a fechar as urnas. Mas por volta das 2h (de Portugal) já teremos uma indicação do que poderá ser a noite eleitoral com esses estados que referiu...
Nuno Gouveia a 30 de Setembro de 2010 às 22:31

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog