15
Set 10
publicado por Nuno Gouveia, às 14:59link do post | comentar

Não se pode considerar uma grande surpresa, mas a candidata do Tea Party, Cristine O´Donnell derrotou o favorito Mike Castle nas primárias republicanas do Delaware. Esta vitória significa que um lugar que quase de certeza iria cair na coluna republicana vai manter-se na posse dos democratas. Por exemplo, no The Cook Political Report esta corrida passou de Lean Republican para Likely Democrat depois desta noite eleitoral*. Ao contrário de outras vitórias de candidatos apoiados pelo Tea Party, esta ameaça quebrar a unidade dentro do Partido Republicano. Ontem à noite, o programa de Sean Hannity na Fox News ofereceu um sinal do que poderá acontecer. Dana Perino (antiga porta-voz de George W. Bush) e Karl Rove atacaram fortemente a decisão de Sarah Palin e Jim DeMint (e o Tea Party) de se terem envolvido nesta eleição, por terem provavelmente acabado com as hipóteses do Partido Republicano de conquistar a maioria no Senado. A descrição de Rove sobre O´Donnel não deixa margem para dúvidas sobre o sentimento que grassa em muitos republicanos: "she does not evince the characteristics of rectitude and sincerity and character that the voters are looking for"; ""there's just a lot of nutty things she's been saying". Numa eleição em que votaram cerca de 50 mil eleitores, a mobilização eleitoral do tea party foi fundamental para derrotar Mike Castle, um republicano que vence eleições há mais de 30 anos num estado que é considerado um dos mais à esquerda dos Estados Unidos. Não por acaso, ontem os mais satisfeitos da noite foram os democratas. Sobre esta verdadeira guerra civil que afecta o GOP e que ameaça contaminar as primárias de 2012, voltarei mais tarde.

 

No New Hampshire, outra eleição que suscitava dúvidas, a candidata do establishment, Kelly Ayotte, lidera neste momento a contagem dos votos sobre Ovide Lamontagne, o favorito do Tea Party. Mas ao contrário do Delaware, esta eleição é provável que se mantenha na coluna republicana independentemente do seu vencedor.

 

*Adenda: a PPP publicou uma sondagem que dá uma vantagem ao democrata Chris Coons de 15 pontos (50-35) sobre O´Donnell. Mike Castle teria uma vantagem de 10 pontos (45-35).


:-) O conceito esquerda - direita nos EUA é complexo. Sabes por exemplo que o Delaware é um paraíso fiscal nos EUA? Ou que por exemplo a Republicana Califórnia é muito mais à esquerda que o Democrata Vermont - no que respeita à propriedade, leis fracturantes, gun control, etc?
Os EUA são um país complicado politicamente, impossível de analisar à luza da grelha europeia.

Sim, não devemos avaliar no nosso parâmetro, mas podemos dividir em red e blue states. A Califórnia republicana apenas o será ao nível de governo estadual, porque desde 1988 que não vota num republicano em eleições presidenciais, e não tem um senador desde a década de 90. So mesmo o Arnie para ganhar uma eleição estadual desde o governador Pete Wilson na década de 90. Blue State mais acentuado que a CA é difícil encontrar. E o Vermont, que até teve o herói Howard Dean como governador, actualmente até é governado por um republicano, que se está a retirar. Mas também só elege democratas para Washington há alguns anos.

Não é essa a questão apenas, tanto quanto conheço um eleitor democrata no Vermont é menos de esquerda em média que um eleitor republicano na Califórnia ou New York, no sentido das políticas tradicionais ou mais publicitadas de ambos os Partidos. O mesmo para o Delaware ou New Hampshire.
Helder Ferreira a 16 de Setembro de 2010 às 02:06

O Delaware é um estado de um só partido e ideologia: o dupontismo. Sempre me fez lembrar um daqueles estados fantoches pos-coloniais, tipo o Katanga. Os políticos são todos iguais com umas diferenças de detalhe, os incumbentes nunca perdem - acho que o único a perder umas eleições state-wide no DE nos últimos 40 anos foi o Bill Roth (e porque votou o impeachment do Clinton, não pelo conservadorismo fiscal ortodoxo) e o bi-partidarismo está tão bem instalado que os chefes partidários até combinam a distribuição de lugares entre eles (como quando o Carper e o Castle fizeram a troca).

Basicamente o que é bom para a Dupont (e para os du Ponts) e para os bancos é bom para o Delaware. Impostos baixos, pro-business mais que pro-free trade. Noutros assuntos são progressistas mas low-key. Aquilo é tão pequeno - em 10 minutos entra-se sai-se - que o eleitorado é incrivelmente homogéneo, social e politicamente. No Sussex - Georgetown, Milford - é que há uma bolsas mais conservadoras.
H. a 16 de Setembro de 2010 às 16:59

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog