09
Set 10
publicado por Nuno Gouveia, às 19:48link do post | comentar

Não faz muito sentido dar conta aqui de todas as sondagens que vão sendo publicadas nos Estados Unidos sobre este ciclo eleitoral, pelo que aconselho a visita desta parte do Real Clear Politics para quem tiver interesse. Mas há algumas eleições do Senado que têm vindo deslocar-se para um dos lados. Destaco estas:

 

Lugares ocupados por republicanos:

 

Florida: Durante o Verão Charlie Crist liderou consistentemente todas as sondagens, mas nas últimas semanas o cenário alterou-se. Marco Rubio tem vindo a subir, enquanto Crist está a baixar. O democrata Kendrick Meek está em alta. Isto pode querer dizer que, atacado por ambos os partidos, Charlie Crist poderá ser mesmo relegado para terceiro lugar, perdendo as hipoteses de vencer esta eleição. Isso será o fim da sua carreira política. Por outro lado, Marco Rubio é hoje claramente o favorito, com o RCP a considerar esta corrida como Lean Republican.

 

Missouri: No inicio do Verão, este seria certamente um dos lugares que os democratas tinham esperança de roubar aos republicanos. Mas as últimas sondagens não deixam margem para dúvidas: Roy Blunt deverá mesmo ser o próximo Senador do estado, mantendo este lugar na coluna do GOP.

 

Ohio: Os últimos meses foram positivos para o antigo membro da Administração Bush, Rob Portman. Depois de algum tempo a aparecer empatado com Lee Fisher, Portman tomou a dianteira com uma vantagem confortável. Dificilmente perderá em Novembro.

 

Se os democratas não roubarem nenhum destes lugares, dificilmente conseguirão ganhar outro. Resta-lhes as possibilidades do Kentucky e New Hampshire. E se no primeiro estado, Rand Paul parece segurar a liderança, no segundo apenas falta saber o resultado das primárias. Se a vencedora for Kelly Ayotte, como se prevê, dificilmente o GOP perderá essa eleição.

 

Lugares ocupados por democratas:

 

Pennsylvania: Pat Toomey tem uma vantagem de 8% na média do RCP sobre Joe Sestak. No final de Julho estavam praticamente empatados.

 

West Virginia: Não é fácil prever o resultado desta eleição especial, que poderá transformar-se num pesadelo para o Partido Democrata. O governador da West Virginia, Joe Machin, tinha niveis de popularidade acima dos 70 por cento. Depois da morte do senador Robert Byrd, decidiu convocar as eleições para este ano, avançando ele próprio como candidato pelo Partido Democrata. Mas num estado tipicamente republicano, e no actual contexto eleitoral, isso poderá não chegar para ele vencer. Hoje foi publicada uma sondagem que apenas lhe dá 5 por cento de vantagem sobre o opositor republicano, o que poderá indicar que este é mais um lugar em perigo. Provavelmente  em breve seja colocado na coluna de Toss Up (empate técnico) pelos experts. A ver vamos.

 

Confirmando aquilo que escrevi na semana passada, há uma tendência pró-republicana que se tem vindo a acentuar nas últimas sondagens. O quadro do RCP já indica como prováveis 48 senadores para os democratas e 46 para os republicanos, com apenas seis eleições em estado de empate técnico. A conquista da maioria no Senado já não é uma miragem, apesar de ser bastante dificil.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog