06
Jan 13
publicado por Nuno Gouveia, às 14:14link do post | comentar

Chuck Hagel, antigo senador republicano do Nebraska. Depois de ter recuado na intenção de nomear Susan Rice para o Departamento de Estado, Obama não quis voltar a fazer o mesmo com Hagel para o Pentágono. Mas a verdade é que esta escolha tem tudo para provocar uma batalha acesa no Senado pela sua confirmação. Tendo sido um forte opositor à Guerra do Iraque, conquistou vários inimigos dentro do seu partido, e em 2012 ofereceu mesmo o seu apoio a Barack Obama, depois de em 2008 ter-se recusado a apoiar John McCain. Dificilmente terá o apoio de muitos republicanos nas sessões de confirmação. Mas também do lado democrata pode surgir oposição feroz: por um lado, no passado teceu declarações contra o gays, que o colocam em maus lençóis entre a ala mais liberal do partido. Mas também devido às suas posições menos favoráveis a Israel, o que poderá colocar vários democratas contra Hagel. Será a primeira batalha de Obama em 2012 no Congresso. Para Obama conseguir a confirmação de Hagel precisará de duas coisas: angariar republicanos para a sua causa e limitar os danos ao mínimo no seu partido. Não será fácil.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog