07
Nov 12
publicado por Nuno Gouveia, às 12:53link do post | comentar

Outro tema que irá consumir certamente espaço aqui no blogue nos próximos tempos. O Partido Republicano sai arrasado destas eleições. Mais do que Mitt Romney, que certamente irá ser muito criticado por ter perdido, apesar que continuo a pensar que fez uma boa campanha, foi o Partido Republicano o grande derrotado de ontem. As derrotas no Senado são devastadoras e ninguém pensaria que os republicanos acabariam por perder lugares. Nem mesmo a manutenção da maioria da Câmara dos Representantes irá manter a calma. Prevejo uma guerra civil nos próximos tempos. Vencedor da noite do lado republicano? Marco Rubio. Com mais tempo explicarei porquê. 


Caros, Alguém poderia me dar o resultado exato no senado, câmara e governos estaduais? No senado me parece que ficou 55 a 45, o resto não tenho ideia.
Joao Felipe a 7 de Novembro de 2012 às 14:20

Pode ver aqui, ao alto:

http://realclearpolitics.com/

Nem todos os resultados da Cãmara estão ainda declarados.

Quanto aos governadores:

http://www.realclearpolitics.com/elections/live_results/governor/


Ainda uma pequena fração de votos sendo computados, no entanto, é interessante que Obama ganhou em 2008 com cerca de 69 milhões de votos. Em 2012 foram 60 milhões.

Enquanto isso, McCain teve 59 milhões de votos em 2008, Romney teve 57 minlhões. Em 2004, 62 milhões foram as urnas votar em Bush.

Que Obama perdeu parte do seu encanto é fato. Mas o que levou a perda de 5 milhões de votos em oito anos? Porque os republicanos não conseguiram atrair esses votos nessa eleição?

Porque os republicanos ganharam no Novo México em 2004, e em 2012 sequer conseguiram competir lá? Será que seus eleitores se auto-deportaram?

Nehemias
nehemias a 7 de Novembro de 2012 às 19:57

Como sempre nestas situações, está na hora de encontrar culpados.

Os republicanos já começaram.

Romney e os seus estrategas não ficaram bem na fotografia, Chris Christie parece ter ganho alguns inimigos e claro, o Sandy veio também à baila.

Pessoalmente penso que a campanha de Romney falhou num ponto essencial. Depois dos resultados de Obama de 2008, era óbvio que era precisa uma aposta maior em certos grupos, quanto mais não fosse para dividir para reinar. Romney poderia ter melhores resultados pelo menos em 2 grupos fulcrais. Mulheres e hispânicos.

Se no caso das mulheres é óbvio que alguns membros do GOP se encarregaram de esfrangalhar o eleitorado, no caso dos Hispânicos a campanha de Romney poderia ter feito melhor.

No entanto, tenho uma pulga atrás da orelha...

Será que Christie se vingou em Romney por causa do Ticket?

Fala-se à boca pequena que Christie e a sua esposa não ficaram muito contentes com a escolha de Ryan, e que aproveitaram o Sandy para "espetar a faca" em Romney.

Se assim foi, será que Christie ainda fica de pé para as primárias de 2015?

Abraço

Pedro Mendes
Pedro Mendes a 8 de Novembro de 2012 às 16:56

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog