04
Nov 12
publicado por José Gomes André, às 01:50link do post | comentar

Este é sem dúvida um dos elementos mais peculiares do sistema eleitoral norte-americano. Com efeito, uma lei de 1845 estabelece que a eleição presidencial deve ocorrer na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira do mês de Novembro. Esta regra evitava que a eleição pudesse coincidir com o primeiro dia do mês, reservado a procedimentos judiciais nos tribunais dos condados.

A escolha de uma terça-feira devia-se às características rurais dos EUA no século XIX, que obrigava os eleitores a percorrerem demoradas distâncias para exercerem o seu voto. Como o Domingo estava reservado para os serviços religiosos, determinou-se que a terça-feira era a hipótese mais adequada (sendo a segunda-feira ocupada com a viagem).

A opção pelo mês de Novembro obedecia a essa mesma lógica agrária: por essa altura as colheitas já estariam concluídas – libertando os camponeses e agricultores para exercerem o seu voto – e não se faria ainda sentir o rigor do Inverno. Apesar das enormes diferenças do estilo de vida moderno, a tradição e a lei que a sustenta mantiveram-se intactas.


E no Reino Unido vota-se à 5ª feira, porque dantes a tarde desse dia era de folga.
Alexandre Burmester a 4 de Novembro de 2012 às 11:39

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog